Jongo e Forró agitarão o Parque Vicentina Aranha neste fim de semana

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Neste fim de semana, o público poderá participar de uma oficina de Jongo, se apresentar com o Grupo Mistura da Raça e ainda cair no forró com o Trio Encantado, no projeto Música no Parque.

O Jongo é uma manifestação cultural de origem africana dançada, tocada e cantada pelos negros que trabalhavam nas plantações de café no Vale do Paraíba e nas fazendas do sul de Minas Gerais e Espírito Santo. A Oficina de Jongo será no sábado (22/11), das 15h às 17h, com o Grupo Mistura da Raça, sob o comando de Laudení de Souza e no domingo (23/11), às 10h, os participantes se apresentam com o grupo no Quiosque São João.

Após a apresentação de Jongo no domingo, às 11h, o Trio Encantado fará o público cair no forró no projeto Música no Parque. Formado há oito anos com o objetivo de ressaltar a beleza da música nordestina, Almir Mello (voz principal e zabumba), Eliomar Landim (acordeon e voz) e Gileno Borges (triângulo e voz) formam o Trio Encantado, que vem animando grandes acontecimentos na região ao som de forró, baião, xote xaxado, maxixe, rastapé e outros.

Confira a programação completa do Parque pelo site www.pqvicentinaaranha.org.br.

 

Agenda do final de semana:

 

OFICINA DE JONGO COM O GRUPO MISTURA DA RAÇA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES COM O GRUPO

Oficina

Data: 22/11 (sábado)

Horário: das 15h às 17h

Local: Concentração em frente à Sala de Leitura

 

Apresentação dos participantes com o Grupo Mistura da Raça

Data: 23/11 (domingo)

Horário: 10h

Local: Quiosque São João

 

MÚSICA NO PARQUE

Trio Encantado

Data: 23/11 (domingo)

Horário: 11h

Local: Quiosque São João

 

Endereço do Parque Vicentina Aranha: Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP

 

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC – Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro. O Parque conta com o apoio do Instituto de Oncologia do Vale, Blindex, Gráfica Copcentro e com a promoção do Jornal O Vale e da Rádio Jovem Pan.