Cortejo abre semana em homenagem a Chico Triste na Vila Tesouro

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Culturas populares vão se mesclar em uma grande festa para homenagear o patrono da Casa de Cultura da Vila Tesouro. É a 9ª Semana Chico Triste, que começa nesta terça-feira (3), às 19h, com um cortejo pelas ruas da Vila Tesouro. As atividades se encerram na próxima terça-feira (10). A entrada é gratuita.

 

Vivências com tradicionais figureiras, rodas de jongo e de viola, tenda cigana, exposições e outras atividades culturais serão promovidas durante Semana Chico Triste, que foi criada com o propósito de relembrar os atos do folclorista, mostrando ao público um pouco de sua obra, além de estabelecer momentos de reflexão e vivência da cultura popular de São José dos Campos e do Vale do Paraíba.

 

Na abertura, a cerimônia solene em homenagem ao patrono da casa será seguida por um Cortejo de Bonecões do Grupo Piracema, com Seu Zé da Viola e convidados, Grupo de Moçambique da Vila Tesouro e Cia. Magia da Dança. No mesmo dia, a peça teatral “Memórias para S’Antanna” será encenada pela Cia. Cultural Velhus Novatus.

 

Estarão expostos trabalhos de Dona Lili Figureira e família, Bandeiras de Festividades Populares do Piracuara, Peneirões de Roberval Rodolfo e do Grupo Piracema, fotos em homenagem aos Mestres premiados no Edital “Mestres Cultura Viva”, Varal Poético, entre outros.

 

Francisco Pereira da Silva, o Chico Triste, nasceu em Sergipe em 1918. Fundou o jornal “O Vale Paraibano”, foi editor da publicação “Anuário Caçapavense”, fundador do jornal “Roteiro de Caçapava”, redator do “Diário da manhã”, cronista do jornal “Agora” e cumpriu um importante papel na difusão da cultura e do conhecimento no Vale do Paraíba.

 

Programação

Terça-feira (3)

19h

Cortejo de Abertura

Apresentação do espetáculo “Memórias para S’antanna”, da Cia. Velhus Novatus. Apresentações do Grupo de Jongo Mistura da Raça, Grupo Piracema, Mestre Zé da Viola e aprendizes, Cia. Magia da Dança (dança cigana) e Grupo de Moçambique da Vila tesouro. Presença da Mestra Dona Lili Figueira e família, Brincante Fábio Camargo, César Cruz e aprendizes, Guaraci M. Rosa e aprendizes, entre outros.

 

Quarta-feira (4)

9h às 11h e 14h às 16h

Vivenciando a Cultura Popular – Figuras de Barro

Encontro entre as figureiras Maria Benedita Vieira (Mudinha) e Maria Inês de Moraes, com as figureiras Tina Lemos, Fátima Santos e aprendizes da Oficina Modelando o Barro nos Valores da Nossa Gente.

 

Quinta-feira (5)

9h às 11h e 14h às 16h

Brincando como Antigamente

Oficina ensinará a comunidade a confeccionar brinquedos com materiais recicláveis, valorizando a cultura da sustentabilidade consciente.

 

19h às 21h

Varal Poético – Vamos Poetar, Chico Triste?!

Ações desenvolvidas na Casa de Cultura inspirarão aprendizes na criação de poemas durante a 9ª Semana Chico Triste.

 

Sexta-feira (6)

9h às 11h

Dança Popular

A orientadora da oficina de Danças Brasileiras, Quiara Batista e aprendizes, receberão o Grupo de Jongo Mistura da Raça para delicioso bate-papo e muita dança.

 

Sábado (7)

15h às 16h

O Casamento Caipira

Apresentação de Teatro de Mamulengos, um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente no estado de Pernambuco. Feita pela bonequeira e orientadora Vivian Rau e seus aprendizes, a apresentação é composta por histórias, lendas, música e dança.

 

19h às 21h – Tenda Cigana

A Cultura Cigana, seus costumes e tradições serão introduzidos pela Cia. Magia da Dança de forma poética, sob curadoria da poetisa e historiadora Rosana Rosa.

 

Terça-feira (10)

19h às 21h

Roda de Mestres

Roda de Conversa conduzida pelo orientador da Oficina “Histórias e Memórias”, Roberval Rodolfo, e pela folclorista Angela Savastano. Haverá roda de viola, benção dos violeiros e participações especiais do Zé da Viola, D. Lili Figureira, Luís Carlos de Mira, Grupo de Moçambique da Vila Tesouro, Kardec Gonzaga, entre outros.