Escrito por Alinne Fanelli, Jornalista e Apresentadora do
Programa Cabine Esportiva, na TV Serrazul Paulista,
em São João da Boa Vista-SP
A prática de qualquer esporte requer cuidados antes, durante e após seu desenvolvimento. O aquecimento feito por um profissional é essencial para a correta postura do corpo perante as atividades seguintes.
Quando se pratica uma atividade física, a preparação para os movimentos são primordiais para uma perfeita utilização dos músculos sem danos. Após os exercícios, é recomendado também que se faça um alongamento para relaxar as estruturas exigidas recentemente.
Nesta mesma linha, além destes cuidados com a saúde e o corpo através dos músculos, há aquelas precauções que devem ser rigidamente seguidas para que não ocorram acidentes graves.
Algumas atividades exigem de seus praticantes equipamentos de segurança. Capacete, tornozeleira, joelheira, caneleira, óculos, proteção labial, entre outros, são objetos bastante eficazes e indispensáveis para a prática de esportes.
Além de protegerem as partes do corpo, estes equipamentos garantem também que a atividade seja feita de maneira correta e sem danos sérios.
Entretanto, não são somente para esportes ou competições que estes instrumentos são exigidos. Um passeio ciclístico, por exemplo, requer a utilização de capacetes. Mesmo que não seja uma competição ou evento oficial, a preocupação com a saúde vem em primeiro lugar.
A prática de exercícios caseira, ou seja, aquela que não conta com a ajuda de um profissional, é a mais preocupante. As pessoas se esquecem da importância dos equipamentos para o sucesso da atividade. Quando não orientados por algum responsável, as preocupações são ainda maiores.
Os profissionais, quando presentes, analisam, auxiliam e explicam as atividades. Ressaltam também que equipamentos de segurança evitam acidentes e lesões que podem deixar o atleta ou o cidadão comum em repouso por muito tempo.
A população de hoje é sedentária. A prática de esportes tem sido esquecida pela falta de tempo. Há de se ressaltar que exercício físico é sinônimo de saúde. Mas, o exercício físico, também apresenta riscos a quem o faz. Por isso, é sempre bom ter acompanhamento de um profissional e, principalmente, fazer os aquecimentos para os músculos e proteger-se de possíveis fraturas com os instrumentos de segurança que cada atividade exige.