Dilma Vana Rousseff – este é o nome completo da nossa presidente (ou presidenta, se preferirem). Dilma é filha de pai búlgaro e, recentemente, visitou a Bulgária. A Bulgária não é um país muito conhecido entre nós e, provavelmente, você nem sabe qual é a sua capital, nem onde ele fica exatamente. Por isso, resolvemos publicar este artigo, com algumas informações básicas sobre o país do advogado e empreendedor Петър Русев, (Pétar Rússev), pai da Dilma.
Nome oficial: Република България (Republika Bâlgariya) – República da Bulgária.
Capital: Sófia
Moeda: Lev
População: aproximadamente 8.000.000 de habitantes.
Lema do Brasão:
Съединението прави силата = “A União Faz a Força”
O idioma
A estranha e difícil (para nós) língua búlgara é originária de antigos dialetos eslavos. É uma língua da família do russo e do sérvio, que utiliza o alfabeto cirílico, inventado por monges búlgaros. Os primeiros registros desse idioma foram encontrados em manuscritos redigidos em eslavo antigo, sendo o sistema de escrita chamado de “glagolítico”. O nome “búlgaro” vem do nome das tribos bulgar, habitantes dos Bálcãs, no século VII.
O alfabeto
Breve história
O primeiro Estado búlgaro foi constituído no final do século VII. A seguir, a Bulgária guerreou contra o Império Bizantino várias vezes para garantir a sua integridade como nação. Mas não conseguiu resistir à invasão do Império Otomano, no final do século XIV. O país recuperou a independência em 1878, sob forma de um principado autônomo e sua independência completa foi obtida em 1908.
Pouco depois, em 1912 e 1913, envolveu-se na Guerra dos Balcãs. Durante a primeira guerra mundial e, mais tarde, na segunda, foi aliada das nações que terminaram derrotadas. Finda a guerra, ficou sob o domínio da União Soviética e tornou-se república popular em 1946. Quando o regime comunista encerrou-se em 1990, o país teve eleições com a participação de diversos partidos. A Bulgária faz parte da OTAN desde 2004 e entrou para a União Européia em 2007.
Geografia
A Bulgária é formada pelas regiões da Trácia, Moésia e Macedónia. O sudoeste é montanhoso e contém o ponto mais elevado da península Balcânica, o Musala, com 2 925 m. A cordilheira dos Balcãs atravessa o centro do país de leste a oeste, ao Norte do famoso vale das Rosas. Existem planícies e colinas a Sudeste, ao longo da costa do Mar Negro e nas margens do rio principal do país, o Danúbio. O clima é temperado, com invernos frios e úmidos e verões quentes e secos.
Demografia
A população é principalmente constituída por búlgaros (83.9%), com duas minorias, turcos (9.4%) e ciganos (4.7%). Dos restantes 2.0%, 0.9% são constituídos por 40 minorias, nos quais se destacam russos, armênios, valacos, judeus, tártaros e sarakatsanios. 96,3% da população fala o búlgaro como língua materna, .mas existem falantes de outros idiomas como o turco e romani. O país tem um número de ciganos estimado entre 200.000 e 450.000. A maioria dos búlgaros (82.6%) pertence, ao menos oficialmente, à Igreja Ortodoxa Búlgara. Outras denominações incluem o islamismo (12,2%), várias denominações protestantes (0,8%) e o catolicismo romano (0.5%).
Cultura
A Galeria Nacional de Arte Estrangeira, tem, em seu acervo, diversas peças de arte europeia, asiática e africana, inclusive obras de Rembrandt, Dürer, Dali e outros. A música, tal como a dança e as roupas, varia em função da região de onde procede. As músicas retratam os acontecimentos históricos e urbanos. As canções não têm autores, visto que são passadas de geração a geração. As letras são histórias, narrando problemas, “festas”, guerras e sentimentos. Cada região tem um ritmo e uma dança próprias, embora. algumas sejam dançadas pelo país inteiro. Elas são formadas por movimentos complicados, que confundem os turistas. A maior parte pode ser dançada por centenas de pessoas. De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a maior dança coletiva do mundo foi a búlgara, dançada por mais de 15 000 pessoas.