Unidade, que será construída em S. José, vai produzir por ano 700 geradores movidos a energia limpa, como etanol e gás.
A Vale anunciou investimento de R$ 160 milhões para a instalação de um instituto de tecnologia no Parque Tecnológico, em São José.
No local, serão desenvolvidos geradores de energia elétrica movidos a etanol e gás, motores para caminhões, além de equipamentos destinados à geração de energia limpa. A Vale não confirma o número de empregos que serão criados com a unidade que, atualmente, desenvolve protótipos dos equipamentos.
De acordo com a secretaria de desenvolvimento econômico de São José, a Vale produzirá 700 geradores por ano com capacidade, cada um, de gerar 320 quilowatts.
Entre outubro, a empresa deve inaugurar uma sede provisória no Parque Tec-nológico para continuar a produção dos equipamentos. A previsão da implantação de uma unidade definitiva é 2013.
Além do investimento em São José, a empresa deve implementar um centro para estudos de minério de ferro em Ouro Preto, Minas Gerais, e outro em Belém, no Pará, para estudos de desenvolvimento sustentável. Todo o investimento nas três unidades deve ser de R$ 500 milhões.
Pesquisa. No ano passado, a Vale utilizou os laboratórios do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para o desenvolvimento de projetos e protótipos.
Turbinas à gás foram tema de um mestrado do ITA coordenado pelo professor João Roberto Barbosa, do departamento de engenharia mecânica, em parceria com a Vale.
O instituto tecnológico da Vale em São José é administrado pela VSE (Vale Soluções em Energia), criada em 2007 fruto de uma associação entre a Vale e o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).
O foco da empresa é no desenvolvimento de programas tecnológicos, equipamentos e sistemas de geração de energia e potência, com ênfase em processos ambientalmente sustentáveis e no uso de fontes energéticas renováveis.
Recentemente, a Odebrecht Defesa e Tecnologia foi outra empresa multinacional a anunciar a intenção de instalar um centro de pesquisas no Parque Tecnológico.
O local já possuiu centros de desenvolvimento nas áreas da aeronáutica, saúde, energia e saneamento ambiental.
Fonte: OVale