fisioterapia Notícias
Publicado em 10/03/2014 às 13:43

Univap oferece diversos atendimentos à comunidade

10/03/2014 - 10/03/2014

A Univap – Universidade do Vale do Paraíba oferece gratuitamente à comunidade atendimento em diversas áreas – jurídica, enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia e terapia ocupacional.

O Núcleo de Prática Jurídica oferece à população de São José dos Campos atendimento jurídico gratuito prestado pelos alunos que cursam os 4 últimos semestres do curso de Direito. Todo o trabalho é supervisionado por uma equipe de 5 advogados orientadores.

Os serviços disponíveis são esclarecimento de dúvidas, orientação jurídica, mediação em caso de conflito social e propositura de ação judicial com acompanhamento do processo desde seu início até o término da demanda.

Além destes serviços, o NPJ também atende os casos destinados ao Juizado Especial Cível cujo pedido esteja no limite legal de 20 salários mínimos. Em parceria com o Procom, a Faculdade de Direito promove dois mutirões de audiências conciliatórias.

Em 2013 o NPJ teve 281 alunos inscritos no projeto, com 304 novos casos na justiça comum, 1.580 encaminhamentos no atendimento do Juizado Especial Cível e 200 audiências conciliatórias nos mutirões do Procon.

Na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) a população pode encontrar os serviços de enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia e terapia ocupacional. Assim como na NPJ as assistências são prestadas por alunos dos últimos semestres com supervisão dos docentes.

Na área de saúde, em 2013 foram feitos mais de 8 mil atendimentos envolvendo cerca de 2 mil pacientes. O aluno Davidson Ribeiro Costa, do último ano de odontologia diz que além de ser muito gratificante poder ajudar o próximo, “a vivência com pacientes os colocam um passo à frente na profissão”, opinião compartilhada pela aluna Mariane Cecília dos Reis, da fisioterapia. “É muito importante este contato com os pacientes pois saímos da faculdade como profissional e não como estudante, e tem também ainda a questão social, pois a maioria dos pacientes são pessoas muito carentes”, conclui.

 

Serviço – Como ter acesso:

 

NPJ: Para ter acesso o interessado deve fazer seu agendamento pessoalmente ou por telefone, no NPJ que fica no Campus Aquarius da Univap – Rua Dr. Tertuliano Delphim Junior, 181. O telefone para contato é (12) 3908.0962. Após a triagem econômica/financeira é aprovado o atendimento.

FCS: O critério de acesso também é o social. Os agendamentos e avaliações iniciais podem ser feitos pelo telefone (12) 3947.1086 para os atendimentos de enfermagem, fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional. Para a Policlínica Odontológica o telefone é (12) 3947.1016. Sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30.