Univap abre dois novos cursos para 2014

A Univap – Universidade do Vale do Paraíba abre dois novos cursos de graduação período integral, no campus Urbanova, já para este ano de 2014. São 80 vagas, sendo 40 para o curso de engenharia de produção e 40 para engenharia física.

Os cursos tem duração de cinco anos e formarão profissionais com competências e habilidades para trabalhar dentro de um modelo integrado, multidisciplinar, com destaque para a inovação tecnológica e empreendedorismo.

No caso do curso de engenharia física a ênfase ficará na instrumentação físico/eletrônica, nanotecnologia, energia e plasma, sendo que a Univap é uma das poucas universidades que tem atualmente um projeto para implantação de um feixe de plasma. Já o curso de engenharia de produção será centrado em tecnologias da produção, desenvolvimento e dimensionamento de produtos, modelagem dos sistemas de produção e processos de fabricação.

Com os novos cursos, a instituição oferece o conhecimento de ponta que o mercado demanda.  A Universidade possui hoje 5 campus – sendo 3 em São José dos Campos (Urbanova, Aquarius e Centro), 1 em Jacareí (Vila Branca) e 1 em Campos do Jordão (Platanus).

 

Engenharia Física – A engenharia física é uma profissão muito nova no Brasil e a primeira turma formou-se em 2004, portanto há ainda poucas universidades que oferecem esta graduação. Basicamente é um ramo da engenharia voltado à aplicação do conhecimento de física, matemática, química e computação para o desenvolvimento de tecnologias. Com características diferentes das demais engenharias, o engenheiro físico não tem uma área específica de atuação, podendo utilizar seus conhecimentos e inovação em diversas áreas como a nanotecnologia, mecânica, energia nuclear entre outras.

Engenharia de Produção – Já mais tradicional o curso de Engenharia de Produção no Brasil foi impulsionado pela instalação, especialmente a partir da década de 50, das empresas multinacionais e, nos últimos anos, apesar de não ser uma profissão nova no Brasil o engenheiro de produção passou a ter alta demanda no mercado nacional.