Unidades da escola tecnica federal, serão implantadas no Vale

As obras da Escola Técnica de Jacareí devem começar em 2012, com previsão de início das aulas para 2013. Em São José, as atividades começam no segundo semestre do ano que vem. As duas unidades terão capacidade para atender até 1.200 alunos, que serão selecionados por meio de vestibular para os cursos técnicos, e por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para os cursos superiores.

Em Jacareí, os cursos técnicos oferecidos serão nas áreas de edificações, manutenção e suporte em informática, meca-trônica e logística. No futuro, o campus também poderá receber cursos de tecnologia e licenciatura. Os cursos de São José ainda não foram definidos. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Federal de São Paulo, que administra as unidades, em breve haverá uma audiência pública com a população para identificar as necessidades da região.

A unidade irá funcionar em instalações dentro da Revap (Refinaria Henrique Lage), em são José, após acordo firmado entre o Ministério da Educação e a Petrobras. Por conta das adequações, ainda não estão definidas as divisões do campus. O edital do concurso público para seleção dos professores já foi publicado e as inscrições acontecem de 3 a 11 de novembro. A prova está prevista para 12 de dezembro.

Estrutura. O campus de Jacareí será construído na região do Residencial Fogaça, no Jardim Elza Maria, zona leste da cidade, em uma área total de 5.281,21 metros quadrados, com três blocos diferentes. Na cidade já foi realizado concurso público e os professores aguardam convocação.

“A vinda da escola vai gerar mais oportunidades de qualificação da mão de obra para os nossos jovens”, afirmou o prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota (PT).

O Instituto Federal de São Paulo oferece educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino. Existem unidades em Caraguatatuba e Campos do Jordão.

POR DENTRO

O QUE
São José e Jacareí irão receber unidades da Escola Técnica Federal, que oferece cursos técnicos e superiores por meio de vestibular e do Sisu. Os campi terão capacidade para atender até 1.200 alunos

OBRAS
Em Jacareí, as obras devem ter início em 2012 e vão custar R$ 13,5 milhões. As aulas começam em 2013. A unidade de São José vai funcionar dentro do prédio da Revap. O edifício terá adequações ao longo do primeiro semestre de 2012

INFORMAÇÕES
Podem ser obtidas por meio do site www. ifsp.edu.br

O Vale