Transporte Coletivo da cidade tem aumento de horário de viagem

O tempo médio de percurso da linha Centro/Novo Horizonte (204-A) no horário de pico após o início da implantação dos corredores de ônibus nas avenidas centrais de São José aumentou em dois minutos em relação ao trajeto feito antes da mudança. Os corredores de ônibus foram implantados para reduzir em 30% o tempo médio de viagem. A mudança entrou em vigor no dia 27 de julho. O aumento foi constatado pelo O VALE, que embarcou na linha da empresa CS Brasil na sexta-feira dia 26, às 17h21, e na segunda-feira dia 29, às 17h44, na Rodoviária Velha, com desembarque na Praça 1º de Maio.

O resultado foi a insatisfação entre os usuários, que ainda precisam de muita paciência para enfrentar a longa viagem de pé e quase sempre com dificuldades para se locomover dentro do veículo. A viagem do dia 26 ocorreu das 17h21 até as 18h25, totalizando 1 hora e 4 minutos. Já a segunda, foi das 17h44 às 18h50, totalizando 1 hora e 6 minutos. O acréscimo foi de dois minutos, após os corredores de ônibus estarem prontos.

Apesar de a faixa ser exclusiva para os ônibus, alguns carros trafegavam nos corredores das avenidas São José e Adhemar de Barros, além da rua Euclides Miragaia, em ambas as viagens. Na primeira foi constatado falta de assentos disponíveis logo nos dez primeiros minutos da viagem. O VALE também percorreu o trajeto fora do horário de pico às 14h10 e constatou a redução de cinco minutos após a instalação do corredor. O tempo foi de 37 minutos. “Não senti diferença alguma, disse a administradora Vasti dos Santos. O motorista Reginaldo Aparecido avaliou positivamente os efeitos da mudança. “Ficou mais rápido, mas nas viagens da tarde.”

O secretário de Transportes, Wagner Balieiro, disse que o tempo médio da linha 204-A era de 1 hora e 10 minutos. “É preciso considerar que na sexta já havia sido feito ajuste no sistema que melhorou o tempo de viagem.”