São José dos Campos está na mira dos norte-americanos para a realização de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, em 2014 e 2016.
Os eventos, realizados no Brasil, podem aumentar as oportunidades de novos negócios estrangeiros se instalarem na cidade.
De acordo com Thomas Kelly, cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, que esteve em São José pela segunda vez em nove meses, a cidade é estratégica para os americanos. Ele visitou a linha de produção da GM e conversou com estudantes da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado).
Para ele, São José tem uma presença econômica importantíssima, com grandes indústrias como GM, Johnson & Johnson e Ford.
Ainda segundo o cônsul, os atrativos de São José na comparação com outras cidades do Sudeste, área de abrangência do cônsul, são as companhias de alta tecnologia, sistema educacional e geografia privilegiada.
Ele explica que o município é um lugar excelente para instalar indústrias, perto de Rio de Janeiro e de São Paulo e do litoral.
Kelly atribui aos avanços brasileiros no plano econômico, social e das relações exteriores o motor de arranque que aproximou o país dos americanos.
Ele citou a visita que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez ao Brasil em março, como a consolidação dessa parceria. Segundo o cônsul, os dois países estão focados em aumentar a demanda global para o biocombustível, ajudar no desenvolvimento de países mais pobres, proteger o meio ambiente e aumentar os laços entre as universidades.
FONTE: OVALE