O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos começa amanhã a campanha salarial da categoria. A entidade representa 43 mil trabalhadores na região, em 1.124 empresas, nas cidades de São José, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá. Os metalúrgicos irão decidir, em uma assembleia marcada para às 10h de amanhã, na sede do sindicato, na região central de São José, qual será a pauta de reivindicação deste ano. A entrega da pauta na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) ocorrerá no dia 7 de agosto.
No ano passado, os metalúrgicos da região tiveram até 3% de aumento real nos salários. O sindicato de São José irá realizar a campanha unificada com entidades de Campinas, Limeira e Santos, o que representa cerca de 150 mil trabalhadores. As maiores empresas na base do sindicato de São José são a Embraer, com 12 mil funcionários, a General Motors, com 6,6 mil, e a Avibras, com 1.200. “As mobilizações que tomaram conta do país nos últimos meses e que ainda acontecerão certamente darão maior poder de negociação e de luta aos metalúrgicos”, disse Antônio Ferreira de Barros, o ‘Macapá’, presidente do sindicato.
Os 750 metalúrgicos do setor MVA (Montagem de Veículos Automotores) da General Motors em São José, que estavam em férias coletivas desde 22 de julho deste ano, serão colocados em licença remunerada a partir da próxima segunda-feira. A GM pretende encerrar a atividade do setor. Um acordo com o sindicato garante os empregos até o final do ano.