São José transforma Cine Teatro em Patrimônio Histórico

A Câmara de São José aprovou ontem projeto que transforma o Cine Teatro Benedito Alves em Patrimônio Histórico Municipal. A proposta, aprovada ontem por unanimidade, foi apresentada pelos vereadores Amélia Naomi (PT) e Fernando Petiti (PSDB).

Uma emenda coletiva, de autoria de Petiti e assinada pelos demais vereadores, também foi aprovada e estabelece também a preservação do forro do prédio, localizado no centro da cidade. Pelo projeto, o teatro será preservado como EP-2 (Elemento de Preservação 2), que prevê a manutenção da volumetria (tamanho do teatro), fachada, piso de ladrilho hidráulico, ornamentos da plateia e do palco.

Com o tombamento do imóvel como patrimônio histórico municipal, qualquer reforma futura terá que passar pelo crivo do Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural). O projeto será submetido à sanção do prefeito Eduardo Cury (PSDB), que terá prazo de 15 dias para aprovar ou vetar a matéria.

A proposta de preservação foi alvo de polêmica na Câmara. O primeiro projeto de tombamento foi apresentado pela vereadora Amélia, que tramitou por vários meses. Depois, Petiti apresentou nova proposta, mas não conseguiu o aval de Amélia e suspendeu a votação até obtenção de consenso.

Concessão. “É importante frisar que o projeto trata da preservação da história da cidade. Além disso, ficou claro que o Cine Teatro será para atividades culturais”, disse Petiti. “Ainda não está bastante claro que só haverá atividades culturais no espaço”, afirmou Wagner Balieiro (PT). A prefeitura planeja lançar edital este mês para a concessão do Cine Teatro à iniciativa privada.

A recuperação do prédio integra o projeto Centro Vivo, que tem como objetivo a revitalização do centro de São José dos Campos. Na sessão de ontem, a Câmara também aprovou em segunda votação o projeto que institui o ‘bico oficial’ da PM.

Foi aprovado ainda pelos parlamentares o projeto que delega à mesa diretora da Casa a tarefa de propor os reajustes de salários dos vereadores. Já o veto do prefeito Eduardo Cury (PSDB) à ampliação da isenção de IPTU dos clubes para academias de dança do município foi mantido.

O Vale