O Parque Tecnológico de São José vai criar um centro de desenvolvimento de tecnologias de Informação e Comunicação para encontrar soluções inovadoras. Para tanto, será selecionada uma empresa âncora para atrair outros parceiros para o centro, previsto para ser implantado em 2012.
O Parque Tecnológico conta com quatro centros de desenvolvimento nas áreas de aeronáutica, energia, saúde e recursos hídricos e saneamento ambiental. Eles são liderados, respectivamente, por Embraer, Vale Soluções em Energia, SPDM (Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Por meio dessas âncoras, o centro atua como um catalizador entre instituições de ensino e pesquisa, empresas, governos e entidades de investimento para criar tecnologia inovadora, além de incentivar a criação de novas empresas de base tecnológica na região.
Segundo José Raimundo Coelho, diretor geral do Parque Tecnológico, era inevitável o empreendimento avançar para estímulo ao desenvolvimento na área de TI.
“Isto é inevitável, uma vez que a área é considerada transversal às demais porque seu foco, os sistemas estruturados de dados, é ao mesmo tempo um meio para o desenvolvimento das demais”, afirmou Coelho, por meio de nota.
O centro de TI irá melhorar a competitividade industrial, revitalizar a economia local e regional e gerar empregos. A escolha da empresa âncora começa hoje, com a publicação do edital do ato convocatório no site do Parque Tecnológico (www.pqtec.org.br). As empresas interessadas deverão enviar as propostas até 22 de dezembro, quando serão recebidas a documentação e a parte técnica.
Assessora jurídica do Parque Tecnológico, Andréa Bevilacqua explicou que uma comissão julgadora irá avaliar as propostas das empresas e escolher, em 24 de janeiro de 2012, aquela com maior viabilidade e capacidade empreendedora.
“A partir daí, começa a ser desenhado o plano de trabalho da empresa, que tomará cerca de 90 dias para sair do papel. A implantação trará benefícios para a região”, disse.
O Vale