Revitalização na avenida

Um dos principais corredores de acesso ao centro de São José dos Campos, a avenida Nelson D’Ávila mostra sinais de revitalização depois de atravessar longo período de estagnação e decadência.

Em breve, o corredor ganhará novos empreendimentos comerciais e residenciais.

Na esquina da avenida com a rua Eugênio Bonádio será construída uma torre residencial de 20 andares. O empreendimento da construtora Ditolvo, denominado City Life, ocupará área de 1.400 metros quadrados. O projeto prevê ainda implantação de prédio comercial voltado para a avenida.

Segundo ele, outro fato que chamou a atenção da construtora foi a proposta da prefeitura de revitalizar todo o centro. Quase em frente, a Porto Seguro termina a revitalização do imóvel que estava fechado há vários anos para ser sua nova sede na cidade. O prédio abrigou uma loja da Veibras Veículos. No passado, abrigou a cerâmica Eugênio Bonádio.

Comerciantes estabelecidos ao longo dos 2.150 metros da avenida estão otimistas com o surgimento de novos empreendimentos.

Lojistas relatam que a segurança melhorou depois que a prefeitura implantou câmeras de vigilância no corredor, o que contribuiu para a redução do movimento de garotas de programa e mendicância.

Estabelecido há 20 anos na Nelson D’Ávila, o empresário Jorge Neto, da Pluma Colchões e Enxovais, relata que já vivenciou várias fases da avenida Nélson D’Ávila. Para Alan Rodrigues, da loja de móveis Casa Nova Design, a avenida ainda é conhecida como a rua dos móveis.

Segundo Wagner Martins, da Malharia Catarinense, à noite e de madrugada ainda há movimento de garotas de programa mas, de modo geral, a Nelson D’Ávila apresenta sinais de revitalização.  O presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), Felipe Cury, afirmou que a entidade apoia e vai buscar viabilizar um plano para a revitalização do corredor.

O Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) planeja lançar em agosto nova proposta para revitalização do centro de São José dos Campos.

Segundo a diretora do instituto, Cynthia Gonçalo, o projeto denominado Centro Vivo contempla propostas para recuperação do miolo central da cidade, que inclui parte da avenida Nelson D’Ávila.Um dos planos é a ocupação da antiga galeria Pedro Rachid, na rua Humaitá, prédio retomado pela prefeitura em março deste ano.

Ela relatou ainda que o Ipplan colabora com o plano de recuperação do antigo prédio da Lojas Americanas, alugado por um grupo empresarial de Guarulhos. Para o arquiteto Flávio Mourão, somente com uma forte intervenção do poder público municipal será possível reverter a degradação da área.

SAIBA MAIS

Empreendimentos
A avenida Nelson D’Ávila vai receber novos empreendimentos comerciais e residenciais

Revitalização
O corredor também deve integrar o plano de revitalização do centro, em fase de elaboração pela prefeitura

Tradição
A Nelson D’Ávila é um dos principais corredores de acesso ao centro e mantém a tradição de abrigar lojas de móveis

Movimento
O corredor registra movimento diário, durante a semana, de 40 mil veículos

Segurança
A avenida possui seis câmeras de segurança. A Secretaria de Defesa do Cidadão informou que promove fiscalização na avenida em conjunto com a Polícia Militar

O Vale

1 pensou em “Revitalização na avenida

  1. Sou natural de SJC, atualmente residindo no Rio de Janeiro. Sou filho de Mario Weiss e de Sergia Weiss, ceramistas, já falecidos.
    Não conheço o plano de revitalização, mas, de qualquer forma, creio que isto é absolutamente necessário, principalmente na área velha central (R. 15 de Novembro), cujos prédios, salvo o da antiga Prefeitura, devem ser modernizados ou substituídos por construções modernas.

    ass. Fernando Weiss.

Os comentários estão fechados.