Reajuste salarial

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São José realiza hoje, às 9h, um seminário para definir o índice geral da campanha salarial da categoria neste ano.

No evento, que será no Hotel Comfort, jardim Paulista, também estarão representantes dos metalúrgicos de Santos, Limeira, Campinas e da federação de Minas Gerais, que formam a base do CSP Conlutas.

No último sábado, o sindicato promoveu assembleia geral para definir a pauta de reivindicações da campanha salarial deste ano. Entre os principais tópicos estão reposição de inflação, aumento real do salário-base e redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução dos salários.

Hoje, os metalúrgicos decidirão o índice que será proposto e a data de entrega da pauta à Fiesp (Federação das Indústriais do Estado de São Paulo).

Segundo ele, o reajuste salarial total da categoria será definido tomando como parâmetro a inflação calculada entre agosto de 2010 e julho de 2011, além de considerar a produtividade nas fábricas durante o período.

Na campanha deste ano, as cláusulas sociais debatidas a cada dois anos voltam a ser discutidas. Entre elas está o aumento da licença-maternidade de 120 para 180 dias.

O documento já foi entregue na sede da Fiesp. As reivindicações pouco diferem da pauta de São José. A base de Taubaté reivindica valorização do piso salarial, aumento real do salário, reposição da inflação, entre outros itens.

As negociações na Fiesp acontecem em grupos determinados divididos pela categoria dos trabalhadores e especialidade das empresas. O Sindicato dos Metalúrgicos São José atende também as cidades de Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá e tem uma base com cerca de 40 mil trabalhadores.

Já o sindicato de Taubaté possui uma base com pouco mais de 20 mil trabalhadores. A Fiesp não comenta o tema enquanto não as negociações não tiverem início.

O Vale