Primeiro semestre de multas

A Prefeitura de São José dos Campos aplicou 71.031 multas de trânsito no primeiro semestre deste ano um aumento de 14% se comparado com o mesmo período do ano passado.

Os dados da Secretaria de Transportes mostram que, a cada hora, 16 motoristas são flagrados pelos radares ou marronzinhos cometendo alguma irregularidade média de 395 infrações por dia.

A via recordista do ranking é a Juscelino Kubitschek, na zona leste, que em estudos anteriores também se destacou como uma das avenidas mais perigosas da cidade, líder no registro de acidentes graves.

As principais infrações cometidas pelos motoristas são excesso de velocidade, estacionar em lugar proibido e dirigir conversando no telefone celular.

A Secretaria de Transportes justifica o aumento das multas pelo reforço da fiscalização. Hoje, 18 radares e 80 marronzinhos fiscalizam o trânsito da cidade. Os radares funcionam em sistema de rodízio em 56 bases de fiscalização.

Números do Portal da Transparência divulgados pela própria prefeitura mostram que, até maio, a administração arrecadou R$ 2,402 milhões com o pagamento de multas de trânsito. Para evitar uma surpresa desagradável, o engenheiro Lauro Hara, 52 anos, decidiu investir. Os motoristas precisam ficar atentos a mudanças no sistema de fiscalização.

A Secretaria de Transportes suspendeu o período de ‘trégua’ dos radares de avanço de sinal (três em operação na cidade). No início da operação com radares, em 2007, o motorista que ultrapassasse o sinal vermelho das 23h às 5h não era multado. O objetivo era preservar a segurança do motorista nos horários de menor movimento nas ruas.

Segundo a prefeitura, desde 2008, a fiscalização funciona 24 horas por dia. “Estudos comprovam que o amarelo piscante colabora para o aumento de acidentes nos cruzamentos. Em virtude dessa constatação, foi adotado o procedimento de retirar as programações do amarelo piscante e inserir ciclos menores, onde os tempos de espera diminuíram”, diz nota oficial da secretaria.

A prefeitura também desmentiu um ‘mito’ entre os motoristas –de que o radar de avanço de sinal não monitora excesso de velocidade. Em algumas bases, pode existir os dois equipamentos. Segundo a prefeitura, 30.587 motoristas foram multados por excesso de velocidade.

PROTOCOLO
É preciso entrar no site da prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) para ter acesso ao requerimento de recurso que deve ser protocolado na Secretaria de Transportes ou encaminhado pelos Correios

INFORMAÇÃO
Na defesa, devem ser apresentadas cópias do RG, CPF, CNH, documento do veículo, multa,
e outro documentos que julgar necessário que possa comprovar o argumento da defesa

Atenção
As vias recordistas de multas são Juscelino Kubitschek, Andrômeda, Florestan Fernandes, Nelson D’Ávila e avenida Cidade Jardim

Fonte: O Vale