Prefeitos de oito cidades da RMVale assinaram ontem o protocolo de intenções para o consórcio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A parceria prevê a aquisição de 20 ambulâncias e a contratação de 300 profissionais até o final deste ano. Agora, cada prefeito encaminhará para a Câmara de sua cidade projeto de lei que pedindo autorização para participar do consórcio. Fazem parte do consórcio São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Paraibuna, Monteiro Lobato, Santa Branca, Igaratá e Jambeiro. A parceria foi assinada ontem por todos os prefeitos durante solenidade na Prefeitura de São José. Com a projeção de custo mensal de R$ 1,2 milhão, as cidades terão de desembolsar 50% do total do valor gasto com a manutenção das ambulâncias, a folha de pagamento dos funcionários e a Central de Regulação (controle dos atendimentos emergenciais.
“O valor será rateado entre as prefeituras e de acordo com a demanda de cada município. Os outros 50% virão do governo federal”, disse o prefeito de São José, Carlinhos de Almeida (PT). Segundo ele, a assinatura do protocolo de intenções segue uma etapa para a implantação do Samu na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. “É o nosso primeiro passo para termos um sistema muito eficiente para o socorro. O Samu será um salto na qualidade de atendimento emergencial para todas as oito cidades que fazem parte do consórcio”, disse Carlinhos. A Central de Regulação será instalada na sede do Espaço Mário Covas, onde funcionava a antiga Câmara de São José e atualmente abriga o COI (Centro de Operações Integradas). “O Samu vem para atender a demanda não só de São José, mas de todas as cidades envolvidas. É um grande passo dos oito municípios, pois sabemos que muitas vítimas de acidentes, por exemplo, sofrem com a demora para serem socorridas”, afirmou o secretário de Saúde de São José dos Campos, Paulo Roitberg.
Estão previstas duas unidades equipadas com UTI para São José dos Campos e sete de suporte básico. Jacareí terá uma unidade de suporte avançado e três básicas e Caçapava receberá duas unidades básicas. Já Paraibuna, Santa Branca, Igaratá, Jambeiro e Monteiro Lobato receberão uma ambulância básica cada uma delas. A Central de Regulação tem papel fundamental no funcionamento do Samu, segundo a diretora regional de Saúde, Sandra Tutihashi. “O passo mais importante para o Vale do Paraíba é a formação do consórcio, o termo de compromisso. O sistema do Samu é uma receita que deu certo em algumas regiões e será um avanço para as oito cidades que aderiram o projeto”, disse Sandra.