Prefeitura realiza semana de incentivo ao teste anti-HIV

A Prefeitura de São José dos Campos realiza a partir desta quinta-feira (24) até o dia 30 a Campanha Fique Sabendo, que tem o objetivo de incentivar a população a fazer o teste de Aids, para que seja feito o diagnóstico precoce da infecção.

Esse atendimento será no Centro de Orientação e Apoio ao Sorológico (COAS/CTA) que fica na rua Amim Assad, 200 – Jardim São Dimas. O atendimento será de segunda a sexta-feira, 8h às 10h e das 13h às 14h, e sábado e domingo das 7h às 15h. O telefone é 3924-8508.

O atendimento estendido no fim de semana é para pessoas que não podem comparecer ao COAS durante horário comercial. Além do teste anti-HIV, também serão oferecidas as sorologias para hepatite B e C e para sífilis. Haverá pré e pós-aconselhamento durante esses exames. O prazo para entrega do resultado é de sete dias.

Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de ter filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Em São José dos Campos, a transmissão materno-infantil está eliminada. O último caso de um recém-nascido soroconvertido foi em 2006.

O teste anti-HIV deve ser realizado pelo menos uma vez na vida ou sempre para quem se expõe a situações consideradas de risco.

Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora de um a três meses para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste anti-HIV, a chamada janela imunológica. Portanto, o teste poderá ser realizado após uma exposição de risco, mas terá que ser repetido após 90 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde.

O HIV pode ser transmitido:

  • Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;
  • Pelo compartilhamento de agulhas, seringas e cachimbos contaminados;
  • De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;
  • Por transfusão de sangue.

O HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas.

São José dos Campos registrou 112 casos em 2011, 58 diagnosticados com a doença Aids e 54 com pacientes diagnosticados como portadores do HIV, sem sintomas. De 1995 para 2010 houve uma redução na incidência dos casos de Aids de 39 para 16 casos para cada 100 mil habitantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos