O Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) e a Prefeitura de São José dos Campos preparam edital para a requalificação urbanística e arquitetônica da praça Padre João (Matriz), uma dos principais marcos históricos da cidade. O objetivo é envolver a sociedade no plano estratégico Centro Vivo, que prevê a revitalização do perímetro do centro de São José.
O edital deve ser lançado este mês ou em maio e tem como público alvo arquitetos, segundo a diretora do Ipplan, Cynthia Gonçalo. Ela explicou que a proposta é que os arquitetos estudem e apresentem propostas para revitalizar a praça da Matriz e entorno, até as proximidades do Mercado Municipal.
“Queremos receber sugestões do que pode ser feito nesse espaço, para torna-lo mais bonito e agradável”, disse a diretora do Ipplan. A previsão é que os profissionais terão prazo de 60 dias para apresentar propostas. Os vencedores receberão premiação, ainda não definida, e as propostas serão incorporadas ao programa do Centro Vivo.
Segundo Cynthia, o edital vai detalhar que tipo de equipamento urbano a prefeitura planeja implantar no local. “Entre eles, planejamos criar um bicicletário, melhoria no passeio público e fachadas”, afirmou. Cynthia explicou que a praça da Matriz foi escolhida para o primeiro concurso público urbanístico do projeto por ser um dos principais marcos de São José dos Campos.
Além disso, a recuperação urbanística e arquitetônica da praça contempla o projeto de revitalização do entorno do mercadão. As laterais do mercado, a travessa Chico Luiz e a rua Sete de Setembro (trecho do Mercadão) deverão ser transformadas em calçadão.
“A intenção é que a área tenha lazer e diversão noturna, para atrair público para esse horário”, disse a diretora. Cynthia afirmou também que o Ipplan planeja conversar com a Mitra Diocesana a respeito da Igreja Matriz. Segundo ela, a intenção é dar ao templo religioso mais visibilidade e importância no contexto do centro. “Queremos desenvolver um grande projeto, em conjunto com a Mitra, para a Igreja, para que ela não permaneça fechada”, afirmou Cynthia.
A proposta do Ipplan foi bem recebida pela AEA (Associação de Engenheiro e Arquitetos) de São José. O presidente da entidade, Carlos Vilhena Paiva, considera a proposta positiva. “A AEA planeja colaborar com o Ipplan no que puder”, afirmou Paiva. Segundo ele a entidade pretende inclusive divulgar para os associados o edital do concurso público.
Sentimento. Pesquisa qualitativa realizada pelo Ipplan em janeiro para saber a opinião da população sobre o centro aponta que a praça da Matriz é vista como um dos principais marcos históricos da cidade, que remete às raízes de São José. Para a população, o local precisa ser recuperado.
O Vale