Preocupada em reduzir os fatores de risco para doenças causadas pelo sedentarismo, como a obesidade, a Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta quarta-feira (25) o programa Núcleo de Atendimento em Atividade Física (NAAF). O trabalho será para a avaliação física e orientação com profissionais da área de saúde na Praça Mario Cesário Porto, no Jardim Satélite.
O NAAF será adotado por integrantes do grupo do Projeto Caminhar. O atendimento será das 9h às 10h, em 15 encontros durante os próximos quatro meses. No primeiro deles será feita uma avaliação física dos participantes. Eles também vão receber orientações sobre mobilidade e quedas, resistência muscular, orientações sobre caminhada, finalizando com uma avaliação após a participação.
O papel do NAAF é orientar e estimular os participantes na melhoria da qualidade de vida, por meio de um estilo fisicamente ativo. A ideia de implantação surgiu após a avaliação do índice de massa corporal (IMC) dos grupos do Projeto Caminhar. A maioria dos participantes estava acima do peso.
Inicialmente, o NAAF foi realizado na Região Norte da cidade e teve a participação de 48 pessoas. Foram avaliados o peso, a altura, a circunferência abdominal, a flexibilidade e o nível de prática de atividade física, por meio do questionário internacional de atividade física (IPAQ).
Das pessoas que participaram 13,16% estavam com sobrepeso e 52,58% com obesidade, totalizando 65.74 % acima do peso. Essa avaliação revelou que o perfil nutricional dos participantes dos grupos estava acima dos padrões desejados, sendo necessária uma intervenção efetiva para melhora na qualidade de vida, perda de peso e cuidados preventivos.
Das pessoas que finalizaram o tratamento, 48% perderam peso e 60% melhoraram a flexibilidade e 48% aumentaram o nível de atividade física.
Prefeitura Municipal