Prefeitura inicia obras para construção de Galerias

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta terça-feira (24) as obras para a construção das Galerias do Empreendedor nos bairros Putim e Campo dos Alemães, respectivamente na região sul e sudeste da cidade. No Putim, o terreno fica na Avenida João Rodolfo Castelli 1.661, e no Campo dos Alemães na Avenida Adonias da Silva 660, ambos em áreas institucionais da Prefeitura.

Entre os serviços que serão executados para as construções estão: o nivelamento, terraplanagem e compactação do solo; fundação; estrutura de concreto armado; cobertura em estrutura metálica; execução de pavimentação intertravada; instalações hidráulicas e elétricas; entre outros.

A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre. As Galerias serão construídas em terrenos com padrão de 1500 metros quadrados. A área construída será de 547 metros quadrados com 10 boxes de 20 metros quadrados cada um, provido com mezanino de 10 metros quadrados.

De acordo com João Veturiano, diretor de fomento econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, o projeto buscar incentivar o empreendedorismo nas regiões periféricas da cidade, além de gerar novas oportunidades de emprego e renda para a população. “O projeto é ambicioso e inovador, pois amplia a ação empreendedora na cidade. Além dos empreendimentos nas Galerias, outros poderão ser desenvolvidos no entorno”, explica o diretor.

Além do Putim e do Campo dos Alemães, a unidade do bairro Jardim Mariana II, na região leste, está com processo licitatório em andamento até o fim de abril. O terreno do Jardim Mariana II fica na Rua Gonçalo Soares 933, também em área institucional da Prefeitura.

Ao todo seis bairros da cidade serão contemplados com o projeto, que manterá sua formatação padrão em todas as unidades. Além do Campo dos Alemães, Putim e Jardim Mariana II, os bairros Jardim Santa Inês III, na região leste, Altos da Vila Paiva, na região norte e Parque Interlagos, na região sul receberão as Gelarias. Nestes espaços estão previstos a inclusão de entidades âncoras, sendo uma para viabilização de micro crédito produtivo e outra destinada a serviços. Os demais boxes serão ofertados por um prazo de até 30 meses para os microempreendedores individuais da região, previamente selecionados por meio de Edital de Chamamento.

A criação das Galerias do Empreendedor tem como objetivo fomentar a formação do empreendedorismo de comércio e serviços e da cidadania nos aglomerados urbanos mais dependentes da cidade, especialmente em relação à melhoria dos aspectos econômicos e sociais das comunidades locais, com base na geração do emprego e da renda, incentivo de alternativas empresariais de baixo investimento e que utilizem mão de obra disponível na micro região, capacitação de pessoas que apresentam potencial empreendedor para abrir o    próprio negócio e apoio as micro e pequenas empresas já existentes.

Prefeitura Municipal