[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
A Prefeitura inaugura nesta quarta-feira (20), às 9h, a 9ª Residência Terapêutica de São José dos Campos, na região leste da cidade. A unidade será o novo lar para dez pacientes de saúde mental crônicos, que estão internados há um longo período e sem vínculos familiares.
A cidade mantinha oito residências terapêuticas que, juntas, abrigam 66 pessoas com transtornos mentais. A inauguração da nova unidade faz parte da reformulação que vem sendo realizada na rede de atenção psicossocial do município. O objetivo é promover a reinserção social dos pacientes psiquiátricos.Desde o ano passado está aberto o credenciamento para novas residências terapêuticas, com o objetivo de deixar de lado o modelo de atenção centrado no hospital psiquiátrico.
Nas Residências Terapêuticas, os pacientes têm assistência de uma equipe multidisciplinar que incentiva a autonomia e a independência dessas pessoas para que desenvolvam e possam restabelecer habilidades perdidas, devido aos longos anos de internação hospitalar.
Residência Terapêutica os pacientes dispõem de atendimento médico clínico, psiquiatra, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, musicoterapeuta, assistente social, enfermeira, monitor e equipe de apoio, como cozinheira, por exemplo,os pacientes fazem atividades externas, como o uso monitorado da academia ao ar livre, uso de piscinas públicas, atividades em cozinha experimental terapêutica, passeios ao Mercado Municipal, praias e parques, além de fazer pequenas compras em padaria e supermercados. Tudo monitorado pela equipe.