A Prefeitura de São José dos Campos decidiu antecipar e ampliar os projetos que têm como objetivo priorizar o pedestre no trânsito. O pacote de incentivos conta com obras, mudanças viárias, campanhas e com uma exigência aos comerciantes do Calçadão que terão que deixar as lojas iluminadas até a meia noite.
A decisão ocorreu após pesquisa que revelou que é a pé que mais de dois a cada dez moradores fazem seu percurso diário seja para o trabalho, escola ou lazer. O número representa 22% do total de viagens que são realizadas por dia na cidade, cerca de 1,6 milhão, e é equivalente à quantidade de pessoas que usam o ônibus para se locomover (25%). O meio mais utilizado é o carro (49%).
Entende-se por viagem qualquer deslocamento feito entre residência e trabalho, casa e escola, trabalho e comércio, entre outras. “O número de pedestres é bastante expressivo e está acima do que é trivial nas cidades médias brasileiras”, afirmou Cynthia Gonçalo, diretora geral do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) de São José, que coordenou a pesquisa.
Segundo ela, o ideal é que no futuro os meios sustentáveis de se transportar como a pé, de ônibus e de bicicleta representem juntos a maioria. “Vamos trabalhar para que no futuro cada um desses meios represente um terço do total”, disse. Hoje, apenas 2% das viagens são feitas de bicicleta.
As ações previstas envolvem ainda a ampliação dos semáforos com cronômetro e campanhas de orientação. Também serão criados calçadões para a retirada gradual dos carros em pontos de grande concentração de pedestres, como o centro da cidade.
Segundo a prefeitura, em junho deve começar a construção do calçadão na travessa Chico Luiz e em 60 dias começam as obras do calçadão na rua Sete de Setembro. A prefeitura também pretende firmar parceria com a iniciativa privada para a criação de estacionamentos particulares em pontos estratégicos da cidade. A intenção é que o motorista pare o carro e ande a pé nos locais de grande circulação de pessoas.
“Queremos aumentar os estacionamentos subterrâneos e de garagem através de concessões públicas para o setor privado. Ou seja, o local do estacionamento pode ser público, mas será administrado pela iniciativa privada”, disse Cynthia. Segundo ela, entre os locais que podem ganhar estacionamento está o largo são Miguel, próximo à praça João Mendes (a praça do Sapo).
A prefeitura também determinou que até o Natal comerciantes do calçadão implantem iluminação na vitrine e instalem portas translúcidas para que o corredor fique iluminado até a meia-noite. A exigência tem o objetivo de aumentar a sensação de segurança dos pedestres e criar uma movimentação na região central, mesmo com as lojas fechadas.
O Vale