Políticos e ambientalistas da região se reúnem em São José na próxima sexta-feira para debater os avanços da extração de areia nas margens do rio Paraíba do Sul. O encontro será realizado na Câmara, das 19h às 21h, sob coordenação do deputado federal Carlinhos Almeida (PT) e do deputado estadual padre Afonso Lobato (PV).
Ambientalistas e representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Cetesb e Ministério Público também irão participar. A extração de areia é permitida em Jacareí, Caçapava, Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba, mas 80% das reservas dessas cidades já teriam sido esgotadas, e o governo do Estado avalia ampliar o perímetro de exploração.
Segundo padre Afonso Lobato, o objetivo do encontro é discutir e amadurecer propostas que possam trazer melhorias para o Paraíba. No evento será apresentado um panorama da extração de areia às margens do rio.
Audiência. Ficou para agosto a realização de uma audiência pública para debater a liberação da extração de areia em São José. A atividade é proibida na cidade há 17 anos. Segundo o presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara, João Tampão (sem partido), o decreto que autoriza a realização da audiência será votado somente no mês que vem.