A Prefeitura de São José dos Campos preparou um plano de contingência para o final deste ano e início de 2014, período de chuvas intensas. O plano atende três eixos de ação: arborização, vias não pavimentadas, enchentes e alagamentos. O objetivo é prevenir e encontrar soluções rápidas e eficientes para os imprevistos causados pelas forças da natureza.
Cerca de 80 funcionários da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) estão sendo treinados para atuar nas ações preventivas e corretivas para agilizar os atendimentos de emergência. A iniciativa da SSM reforça o trabalho da Defesa Civil e contribui para proporcionar mais segurança aos munícipes.
Pelo Plano de Contingência, haverá equipes de plantão e de sobreaviso 24 horas nas sete regionais da SSM, além das Subprefeituras de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.
“Nosso objetivo é acabar com medidas paliativas e fazer trabalhos definitivos, como fizermos em locais críticos, como o Costinha e a região do córrego Cambuí. Desde o início do ano, a SSM vem realizando uma série de trabalhos preventivos para época de chuvas, para agilizar e potencializar nossas ações estamos preparando, organizando e treinando nossos funcionários para agir neste período crítico de chuvas”, explica o Secretário de Serviços Municipais.
Eixos de ação
Arborização: ação imediata para desobstrução de vias, oferecer condições de segurança e acesso para outras ações que sejam necessárias, como reestabelecimento de energia e água, por exemplo.
Vias não pavimentadas: dar apoio a Secretaria de Transportes, proporcionando condições de acesso nos corredores de ônibus e nas vias não pavimentadas. Atender as urgências nos cerca de 700 quilômetros de estradas rurais para desobstruir as vias e não deixar comunidades isoladas durante o período de chuva ou queda de pontes e árvores.
Enchentes e alagamentos: dar apoio à Defesa Civil com equipamentos e mão de obra para o rápido atendimento à população em risco.