Oficina sobre ciclo junino é tema de Grupo Piraquara

O Grupo Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), realiza no dia 4 de julho, às 19h, uma oficina sobre o Ciclo Junino. A atividade é aberta ao público e acontece no Espaço Piraquara, na sede da FCCR, sob coordenação do músico, ator e pesquisador de folclore Inimar dos Reis. O tema é Folias e Folguedos do Brasil: Ciclo Junino. Não é preciso se inscrever, é só chegar e participar.

A oficina faz parte das vivências realizadas pelo Grupo Piraquara e têm relação com as manifestações dos ciclos da cultura popular. Este ano, já foram promovidas as vivências do Carnaval (janeiro e fevereiro) e da Quaresma/Semana Santa (março e abril). No final do ano, a vivência estará voltada para o Ciclo Natalino.

“Nossa intenção é estimular o conhecimento sobre festas tradicionais locais e da cultura regional, proporcionando experiência corporal e estética da manifestação popular. O público poderá vivenciar por meio de músicas e danças tradicionais folclóricas brasileiras as festas e folguedos que ocorrem no Ciclo Junino”, enfatiza Inimar dos Reis.

A atividade terá duração de 1h30 e o pesquisador estará acompanhado dos músicos Joselito Ribeiro de Macedo (sanfona), Cesar de Azevedo (percussão) e Cícero Gomes da Silva (violão).

Perfil

Inimar dos Reis é natural de Jequitinhonha (MG), e iniciou sua careira no circo e teatro. Participou de vários encontros culturais e festivais de música em Minas Gerais e São Paulo, e também atuou em cinema e fez apresentações em TV. É artista e produtor do Grupo Folias e Folguedos, que apresenta teatro popular e shows interativos.

Serviço: Espaço Piraquara (sede da FCCR) – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7357.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo