Untitled-8 Notícias
Publicado em 04/07/2013 às 10:24

Nono digíto começa a funcionar em agosto

Os celulares do Vale do Paraíba – DDD 12 – passarão a adotar o nono dígito a partir do próximo mês. A medida afeta os 3,5 milhões clientes de linhas habilitadas na região e tem como objetivo ampliar os recursos de numeração da área. As operadoras de telefonia móvel começaram a divulgar as mudanças aos clientes na região. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vai ampliar para 90 milhões a possibilidade de combinações numéricas para telefonia móvel no Vale. A alteração foi implementada em julho de 2012 nas 64 cidades da área DDD11.

A medida na região vale a partir de 25 de agosto e para completar as ligações, de aparelhos fixos ou móveis, para celulares, será necessário o acréscimo do dígito 9 antes dos oito números do telefone. Para se adequarem à medida, estabelecida em janeiro pela agência, as três principais operadoras de telefonia móvel do país estão executando os procedimentos de transição. O investimento para implantação do sistema não foi informado pelas operadoras.

Além do prefixo 12, os celulares de DDD 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 também sofrerão alteração no mesmo dia. A medida não será válida para terminais de rádio.

Operadoras

As operadoras informaram que o cronograma para a implantação do dígito 9 está dentro do previsto. Desde maio a Claro informa nas contas e via SMS os clientes sobre a medida. A TIM também está avisando os clientes via SMS e nos pontos de atendimento. A Vivo informa os clientes da mudança, por enquanto, apenas por meio do site da operadora.

As operadoras não informaram o prazo de tolerância, após 25 de agosto, para que as ligações sejam completadas sem o acréscimo do nono dígito. Para os celulares com prefixo 11, a discagem sem o nono dígito deixou de ser completada apenas 6 meses após a medida entrar em vigor, em 29 de julho.