Mercado de trabalho gera mais vagas e comércio lidera contratações em abril

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A estabilidade no mercado de trabalho vem sendo mantida em São José dos Campos neste ano e apresentou saldo positivo de 160 contratações no mês de abril. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram admitidos no mês passado 7.697 trabalhadores e 7.537 foram desligados.

 

Neste ano, a cidade gerou 33.969 postos celetistas, com saldo de 1.265 novos postos de trabalho, descontados os desligamentos feitos no período. O saldo nos últimos 12 meses é de 1.457 admissões. Pelos levantamento do Caged, o mercado de trabalho em São José movimenta 103.290 empregos celetistas por ano.

 

“Alguns fatores positivos do município, como a abertura de novas empresas e o aumento das exportações, têm impulsionado a contratação em São José. E a cidade está se esforçando para oferecer às empresas mão de obra qualificada. A expectativa é capacitar cerca de 6 mil pessoas até o final de 2014”, disse Miranda Ueb.

 

Em abril, o setor econômico que mais contribuiu para o resultado positivo foi o comércio, que gerou 200 postos de trabalho, seguido pela construção civil, com saldo de 123 empregos com carteira assinada. O setor de serviços não gerou saldo de vagas no mês, mas foi responsável pela contratação de 4.081 trabalhadores formais no período. Juntos, os três principais setores econômicos da cidade admitiram 6.956 profissionais.

 

Para a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) o investimento da Prefeitura de São José na qualificação da população reflete diretamente na geração de emprego e renda no município. Segundo o secretário Miranda Ueb, o Posto de Atendimento ao Trabalhador está aumentando a captação de vagas disponíveis no mercado de trabalho e oferece diariamente cerca de 150 vagas.