livro Notícias
Publicado em 20/04/2016 às 15:32

Livro sobre trabalhadores dos tranportes rodoviários é lançado no Museu Municipal

20/04/2016 - 22/04/2016

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Anexos do Vale do Paraíba lançou nesta quarta-feira (20), às 18h, o livro “Condutores do Vale do Paraíba – 60 anos de história” no auditório do Museu Municipal de São José dos Campos (Praça Afonso Pena, 29 – Centro).

O livro foi escrito por Antonio Cesar Moreira, José Dias Campos Filho e José Carlos de Souza.

Durante o evento, os autores vão fazer uma palestra sobre a formação da entidade, momentos marcantes e como foi o processo de resgate dessa história.

Para a elaboração do livro, foram feitas entrevistas e consultados documentos, que pertencem ao Arquivo Público do Município de São José dos Campos e ao arquivo do próprio sindicato.

Em cerca de 280 páginas com textos, fotografias e documentos, é contada a história da entidade de classe fundada em 1954 a partir de iniciativas em Guaratinguetá. São relembrados episódios que remetem à formação do sindicato e suas atividades durante o período da Ditadura Militar.

O trabalho da associação na década de 1980 durante a redemocratização e a movimentação sindical e popular que marcou o Vale do Paraíba, entre outras regiões do país também são revividos nesta obra, bem como as greves e a busca por melhores condições de trabalho nessas seis décadas.

A publicação pretende preservar a memória da jornada de luta desses trabalhadores e valorizar a união e organização da categoria, suas conquistas, e também incentivar outras entidades sindicais e populares a registrarem suas experiências.