Fim do Prazo para Declaração de Imposto de Renda na cidade

Faltando cinco dias para o fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2012, pouco mais da metade dos moradores da região realizou o procedimento. Até a meia-noite de segunda-feira, 58% do total das declarações esperadas nas regionais de São José e Taubaté foram realizadas. O prazo para declarar o IR termina na próxima segunda-feira.

Segundo a Receita Federal, o processo de declaração segue em ritmo considerado normal. Como nos últimos anos, é esperado que a maioria das declarações seja feita nos últimos dias. Na regional da Receita Federal em São José, que engloba 15 cidades, das 300 mil declarações esperadas, 170 mil foram feitas. Já na regional de Taubaté, responsável por 30 cidades, 115 mil declarações foram efetuadas até a última segunda.

Lavrinhas é a cidade da região com maior índice de IRs declarados, com 66%. Por outro lado, Arapeí possui 46% do total de operações feitas e ocupa a lanterna no ranking de declarações.

A Receita alerta para o risco de deixar a declaração para a última hora. Além do sistema poder ficar lento pela quantidade de acessos, um erro pode ser responsável por levar a pessoa à malha fina. “Pela experiência que temos dos anos anteriores, o sistema pode ficar lento nos últimos dias pela quantidade de acessos”, disse a auditora da Receita Federal de São José, Ana Cristina Wajsman.

Um dos problemas mais comuns no ato de declarar o IR é a falta de documentos necessários para comprovar gastos e recebimentos. A Receita lembra que erros na declaração podem ser retificados após o dia 30. A pessoa só cai na malha fina caso a Receita identifique o erro antes que o declarante.

O índice de declarações no país é um pouco menor que o da região. Até a meia noite de segunda-feira, das 25 milhões de declarações esperadas, 13,5 milhões foram feitas.

O Vale