Um grupo de alunos de duas escolas públicas de São José dos Campos visitou a TV Vanguarda esta semana. O passeio é um prêmio aos estudantes que se destacaram nas atividades do projeto Escola Amiga do Trânsito, desenvolvido pela Secretaria de Transportes no segundo semestre.
Os oito estudantes, quatro da Escola Estadual Professora Wilma Ragazzi Boccardo e mais quatro da Escola Estadual Professor Lourdes Maria de Camargo, foram acompanhados por dois professores e educadores do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), conheceram toda a estrutura da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba.
Os estudantes visitaram os departamentos de administração, comercial, redação. Também aprenderam um pouco da história da rede Vanguarda e de como as imagens chegam aos televisores instalados nas casas de toda população da região. Vários alunos registraram a visita em fotos.
“O passeio foi muito gostoso. Adorei a parte técnica e é muito interessante saber como os programas são exibidos. Muito legal o trabalho de equipe. A parte que mais gostei foi do estúdio”, disse o aluno Ítalo Kevin Bandeira Holanda, da escola Professora Lourdes Maria de Camargo.
Para a professora Luciana Olivas, da escola Professora Wilma Ragazzi Boccardo, o passeio foi interessante. “É curioso conhecer como funciona uma TV, e que além de jornalistas outros profissionais trabalham em uma emissora de televisão, como engenheiros. Adorei, foi muito bom.”
Este ano, alunos de outras três escolas que participam do Projeto Escola Amiga do Trânsito visitaram o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). Atualmente, 12 colégios de São José dos Campos participam do projeto Escola Amiga do Trânsito, que tem como objetivo principal levar a discussão sobre segurança no trânsito para dentro da sala de aula.
Cerca de 1.800 alunos participam desta sexta edição do projeto, que em 2010 abordou aproximadamente 13 mil pessoas entre alunos, professores e comunidade. Entre os quesitos avaliados para que os alunos conquistem o passeio estão: organização, desempenho, iniciativa e apoio da escola em cima dos temas propostos pelos educadores do NET.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos