Estrutura que sustentará novas faixas do Kanebo é concluída

Na madrugada de sexta-feira (13), foram colocadas as últimas três vigas de concreto que darão sustentação à duplicação do Viaduto Kanebo. Ao lado da atual estrutura, foram implantadas, no total, nove vigas com 53 metros cada uma e que pesam mais de 100 toneladas.

Os trabalhos envolveram cerca de 70 funcionários que se revezaram durante o dia e a madrugada nas operações, inclusive nos finais de semana e feriados. Quatro guindastes, com capacidade para mover objetos com peso acima 500 toneladas foram contratados para levantar e posicionar as colunas.

Até receber a base para pavimentação das futuras faixas de rolamento, as nove vigas implantadas formam o maior vão livre já construído em toda a extensão da rodovia Presidente Dutra.

“Foi muito prazeroso participar deste projeto e uma experiência nova, porque o lançamento de vigas desse porte em uma rodovia, não é um trabalho comum. Todo o processo foi interessante, desde a parte da logística, o estudo de interferências, até o trabalho do içamento das vigas”, afirmou Luiz Fernando Duarte, responsável pela fiscalização das obras pela Secretaria de Transporte, que acompanhou as operações no local desde segunda-feira.

Com a conclusão dessa fase da obra, na segunda-feira (16) iniciam os trabalhos para concretagem entre as colunas e o travamento das vigas. Nessa etapa não serão necessárias interdições no trânsito.

A partir de janeiro será iniciada a montagem da estrutura das novas faixas de rolamento que será colocada sobre as vigas instaladas. Após esse trabalho, começará a pavimentação da estrutura para que o novo acesso à região sul seja entregue à população. As obras foram retomadas em abril deste ano, após sete meses de paralisação.

Atualmente, o viaduto tem cerca de 10 metros em cada sentido, incluindo a calçada. Estão sendo investidos cerca de R$ 10 milhões na nova pista, que terá de 9,40 metros de largura, o que representa a duplicação das faixas de trânsito existentes. Os trabalhos devem ser concluídos em março do próximo ano.