Escola Marta Abib será de tempo integral na cidade

Com a maioria de 57% dos votos, um plebiscito entre 135 pais e responsáveis pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Marta Abib Castanho, no Jardim Satélite, região sul de São José, decidiu pela continuidade do tempo integral na unidade. A votação, realizada no sábado (10), foi organizada pelo Conselho de Escola. A escola foi municipalizada em 2012 passado atendendo alunos do 1º ao 5º ano. No início do ano, a Secretaria de Educação foi procurada por um grupo representando um número significativo de pais que solicitaram a ampliação da escola para os anos finais (do 6ª ao 9º).  A equipe da Secretaria avaliou a possibilidade e verificou que a escola não tem condições estruturais de ampliar e continuar oferecendo o sistema integral ao mesmo tempo para esta unidade em questão. Desde então, o assunto foi debatido com os próprios pais durante reuniões até a votação.

Para o secretário de Educação, Célio Chaves, o plebiscito foi uma forma democrática de se resolver uma questão polêmica entre os próprios pais. “A comunidade pode decidir democraticamente e cabe agora a Secretaria apoiar da melhor forma o que foi decidido”, disse o secretário.

Entenda o plebiscito

Os pais puderam votar entre duas propostas: a ampliação, com o 6º ano já a partir de 2014 e e assim progressivamente, ano a ano, até o 9º, implicando na redução da jornada integral também progressivamente até 2018 (quando passaria assim a atender do 1º ao 9º ano exclusivamente em período parcial); ou por continuar tudo como é atualmente, ou seja, do 1º ao 5º ano em tempo integral. O Conselho de Escola, responsável pela organização do plebiscito, é formado por 21 membros, entre professores, alunos e equipes técnica e auxiliar. A escola tem 297 alunos matriculados.

O resultado, apurado pela equipe logo após o término, foi de um total de 135 votos: 77 favoráveis à continuidade do tempo integral, 57 pela ampliação dos anos finais e um voto em branco. Ao todo, a Secretaria de Educação tem oito escolas em tempo integral, que atendem juntas cerca de 3 mil alunos. A intenção da pasta é ampliar o período integral, inclusive com parcerias que estão sendo estudadas com a Fundhas.