Curso de Braille é retomado na Biblioteca Cassiano Ricardo

A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), retoma a partir deste mês, a programação dos cursos de leitura e escrita pelo sistema Braille (leitura e escrita para portadores de deficiência visual). O curso é gratuito e terá duas turmas: uma iniciando no dia 13, com aulas as segundas e sextas, e outra no dia 14, com aulas aos sábados.

De acordo com a coordenadora da biblioteca, Leíse Campos, esse curso procura formar multiplicadores do método de leitura e escrita para cegos, ampliando a inclusão social.
O curso é aberto a todas as pessoas e para participar é necessário ter mais de 14 anos, ser alfabetizado e ter interesse em aprender o sistema Braille. A duração do curso é de 30 horas (10 aulas), e ao todo, são disponibilizadas 30 vagas, sendo 15 por turma.

As aulas nas segundas e sextas – a partir do dia 13 – acontecem em dois períodos: pela manhã, das 8h30 às 11h30, ou durante a tarde, das 13h30 às 16h30. As aulas para os sábados – a partir do dia 14 – apenas no horário das 8h30 às 11h30. Para se inscrever, é muito simples: basta entrar em contato pelo telefone (12) 39216330, escolher um dos horários disponíveis e participar. As inscrições estarão abertas até se esgotarem as vagas.

Utilizado universalmente na leitura e na escrita por pessoas cegas, foi inventado na França por Louis Braille, um jovem cego, reconhecendo-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e a integração dos deficientes visuais na sociedade. O Sistema consta do arranjo de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. Um cego experiente pode ler duzentas palavras por minuto.

Serviço: Biblioteca Pública Cassiano Ricardo – Rua XV de Novembro, 99, Centro. Informações: (12) 39216330

Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo