Companhia teatral traz oficina de palhaço e espetáculo para São José

A Cia Vagulum Tum Tum traz para São José dos Campos neste sábado (28), a partir das 14h, uma vivência teatral e circense para todas as idades, que será dividida em duas partes: workshop e espetáculo. A oficina será na sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR – Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana, e o espetáculo no Teatro Municipal (Rua Rubião Jr, 84 – 3º piso, Shopping Centro), às 20h.

O evento é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop), em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), por meio do programa Mosaico Teatral. O workshop será ministrado pelo autor, diretor e produtor Angêlo Brandini. Serão três horas de oficina com o tema “A função social do palhaço”, na sede da FCCR. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelos telefones 3922-9911 e 3924-7358. A idade mínima para participar é de 16 anos.

Durante a oficina, o público poderá ter contato com o pensamento e a lógica do palhaço, despertando assim a capacidade – muitas vezes adormecida – do resgate do olhar curioso transformador do palhaço, que não teme o ridículo e, por isso, liberta a imaginação e a criatividade. O objetivo é dividir com os participantes o olhar voltado para a realidade, aproximando a criança deste universo e tornando a comunicação entre eles mais prazerosa.

Inspirado na peça Hamlet, de William Shakespeare, o espetáculo “O Príncipe da Dinamarca” é a história de dois divertidos coveiros que são surpreendidos por simpáticas caveirinhas, que ajudam a contar, com muito bom humor, a história do príncipe da Dinamarca. O nobre é alertado por um fantasma da morte do pai e segue em busca de vingança contra o assassino. A classificação indicativa é de 6 anos. A Cia. Vagalum Tum Tum foi formada em 2001 por atores que também são palhaços. Todos já trabalharam há muito tempo no teatro, no circo e até em hospitais.

Mosaico Teatral

Desenvolvido pelo Sescoop/SP, em parceria com 120 cooperativas dos municípios do interior paulista, o programa Mosaico Teatral percorreu 79 cidades do Estado de São Paulo nos 12 anos de existência, oferecendo espetáculos para aproximadamente 144 mil pessoas. Foram 232 peças e 112 oficinas teatrais administradas para artistas locais, professores e comunidade. Além disso, o programa arrecadou doações que beneficiaram 255 entidades assistenciais.