O prefeito de São José dos Campos anunciou nesta sexta-feira (22), na Câmara Municipal, as novas ações do município para o combate à dengue no verão. O objetivo é intensificar a luta contra a doença no seu período mais crítico, que vai de dezembro a março, para conter a proliferação do mosquito e o número de casos na cidade.
“Queremos que na nossa cidade possam surgir lideranças em cada bairro, em cada condomínio, em cada prédio, em cada escola e em cada empresa. Precisamos que a população abrace a ideia e entre na briga com a gente. É assim que vamos combater a dengue” disse.
O prefeito também apresentou o jogo “Contra a dengue”, no qual o jogador ganha pontos ao eliminar focos do mosquito transmissor da doença e, consequentemente, combate a dengue. O aplicativo, desenvolvido para celulares e tablets, será disponibilizado para os alunos de rede municipal de ensino. Ele foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e é gratuito.
Brigadas
Além de cartazes, folders, comerciais de rádio e TV, a campanha vai convocar a população a se organizar em brigadas voluntárias contra a dengue. Os brigadistas serão pessoas da própria comunidade que, reservando alguns minutos, uma vez por semana, vão verificar se o seu local de trabalho, estudo ou moradia está livre do mosquito.
A primeira brigada foi formada durante a cerimônia na Câmara Municipal. Três funcionários do Legislativo receberam o certificado e logo após a solenidade, acompanhados por agentes de endemias, iniciaram a vistoria no prédio.
Para viabilizar a ideia junto à população, a Prefeitura disponibilizará no site (www.sjc.sp.gov.br) as instruções de como formar uma brigada e qual deve ser sua atuação, listando os itens que devem ser verificados pelos brigadistas em cada local, além das orientações sobre como proceder caso sejam encontradas larvas ou possíveis criadouros do mosquito.
“As peças da campanha de comunicação serão apresentadas em breve. No entanto, já estamos dando início às ações práticas da campanha, que não pode esperar”, disse o prefeito. A Secretaria da Saúde vai manter um Fórum semanal para orientação aos munícipes, que servirá como capacitação para os brigadistas voluntários.
Nos próximos dias, o prefeito assinará um decreto criando o comitê intersecretarias de combate à dengue. Essa medida foi tomada para que todas as secretarias estejam envolvidas nessa tarefa e, cada uma em sua área de atuação, trabalhe no combate à doença.
“Além de convocar a população, também faremos o dever de casa, formando brigadas em todos os prédios públicos da administração municipal. Em muitos, como nas unidades de saúde, as brigadas já existem. Mas onde ainda não existe, será formado agora”, disse o prefeito.