Cine Teatro será polo cultural para a iniciativa privada

O Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) de São José dos Campos garante: ainda neste ano a população vai notar mudanças no centro, onde está o principal comércio de rua da cidade, mas que sofre processo de degradação e decadência.

A diretora do instituto, que coordena o plano estratégico de recuperação do centro, denominado Centro Vivo, Cynthia Gonçalo, listou a abertura de empreendimentos comerciais e a recuperação de prédios públicos como primeiras medidas efetivas para a revitalização da área central.

Ela destacou para breve a abertura de uma galeria de lojas na rua 15 de Novembro, em frente à escola Olímpio Catão. No piso superior do imóvel será aberta uma escola técnica noturna, segundo a diretora. Cynthia relatou que até o final do ano ocorre a inauguração do shopping Faro, na rua Sebastião Hummel, imediações do Mercado Municipal.

Também nas proximidades do mercado, segundo Cynthia, um grupo empresarial de Campinas procura imóvel para abrir uma choperia. A diretora lembrou ainda que o supermercado em fase de instalação no prédio da antiga Lojas Americanas, na praça Afonso Pena, está em fase final de implantação.

No setor público, a prefeitura planeja lançar até dezembro editais para recuperação da Galeria Pedro Rachid, na rua Humaitá, ao lado do 1º Distrito Policial, e para a concessão do Cine Teatro Benedito Alves da Silva à iniciativa privada, além da conclusão de pelo menos dois dos três camelódromos previstos para abrigar ambulantes.

São as primeiras ações efetivamente práticas do projeto de revitalização do ‘coração’ da cidade, denominado Plano Estratégico Centro Vivo, elaborado pelo governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB).

Polo

O cine teatro será um novo polo cultural na avenida São José, orla do Banhado. O projeto elaborado pelo Ipplan prevê a concessão do teatro e de um imóvel anexo de 246 metros quadrados por um período de 10 anos.

O plano prevê que o teatro terá uso múltiplo, mas focado em atividades culturais.A nova casa de espetáculos deve abrigar livraria, café e espaço gourmet, com atividades diurnas e noturnas.

“O Ipplan já recebeu cartas de intenção de três grupos empresariais interessados. Dois são de São José com negócios na construção civil, e um de São Paulo, do setor cultural e de lazer”, disse Cynthia. Ela garante que em dezembro será lançado o edital de concessão. “Os técnicos da prefeitura estão concluindo a avaliação do imóvel”, disse.

Cynthia explica que será uma concessão onerosa. Quem vencer terá que recuperar o imóvel. O investimento será amortizado, com desconto no aluguel ao longo do período de concessão.

Já na galeria Pedro Rachid, o projeto de recuperação será bancado pela prefeitura.
O plano prevê concentrar nos dois pavimentos superiores a unidade de especialidades médicas da Secretaria Municipal de Saúde.

O piso térreo vai abrigar um protocolo geral da prefeitura, similar ao Poupatempo.“O diferencial é que o espaço também terá estabelecimentos de alimentação e vai permanecer aberto no período noturno”, disse Cynthia.

O Vale