A 16ª edição da Expo Aero Brasil, feira de aviação e aeronáutica de São José dos Campos, aberta ontem, deve gerar negócios de pelo menos US$ 35 milhões, prevê a organização do evento. Este ano, um dos atrativos da feira é o lançamento de 16 modelos de aeronaves de pequeno porte para a aviação geral leve. “A feira é uma vitrine para o fabricante e para quem quer comprar aeronaves”, disse Décio Correa, coordenador da exposição. A mostra reúne 77 aeronaves e cerca de 200 expositores. O evento acontece no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). O ingresso custa R$ 20 e a meia entrada, para estudante, R$10.
Maiores de 60 anos e menores de 10 anos têm entrada gratuita. A feira, que acontece até domingo, pode ser visitada das 10h às 18h. “O Brasil tem grande potencial para a aviação geral leve. A nossa meta é fazer a feira crescer cada vez mais”, disse Sérgio Bernardi, da Promotrade, sócia do evento. Quem visitar a exposição poderá conhecer, por exemplo o monomotor Igor, que está sendo lançado pela empresa Paradise, de Feira de Santana (BA). Para quem nunca viu um de perto, a empresa Hexafly, de Atibaia, expõe um drone, um modelo de veículo aéreo não tripulado.
O que chama a atenção mesmo são os mais variados modelos de aeronaves para a aviação leve, que custam a partir de US$ 150 mil. Thiago Rangel, diretor da Aerocentro Aeronaves, de Barreiras (BA), afirma que o brasileiro é um “comprador exigente de avião”. “O brasileiro é um cliente que só compra se tiver confiança no produto. Ele pesquisa muito antes de comprar”, disse Rangel, que considera a feira uma oportunidade para se fazer negócios futuros. Presente no evento, a Embraer levou para a exposição um Jato 190 e um Phenom.