Cidade pode ter aumento de gratuidade para idosos

A partir de agora, idosos – maiores 60 anos – de poderão viajar gratuitamente em ônibus intermunicipais.  Um projeto de lei encaminhado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) ontem à Assembleia determina que os ônibus deixem dois assentos à disposição dos idosos. Para ter acesso à gratuidade, aqueles que têm mais do que 60 anos deverão reservar o assento com 24 horas de antecedência.

Se a reserva não for feita, ainda assim o idoso poderá embarcar gratuitamente, desde que a empresa de ônibus não tenha vendido a passagem que corresponde aos assentos.
Em relação ao Estatuto do Idoso, que também prevê gratuidade nos ônibus ou pagamento de metade do valor da passagem, o projeto de Alckmin dispensa a exigência de comprovação de renda basta a apresentação de identidade.

Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de são Paulo), são 2.800 ônibus rodoviários que operam em 670 linhas.  Estima-se que a lei beneficiará cerca de 3,4 milhões de passageiros que têm mais do que 65 anos, o que equivale e 6,42% do total de usuários dessas linhas. A assinatura da lei foi aprovada pelo Conselho Municipal do Idoso de São José. Segundo José Carlos Profício, a medida será de grande valia para todos. “Há muitos idosos que querem ir visitar parentes e não podem por causa do custo da passagem.”

Em São José dos Campos, maiores de 60 anos têm gratuidade na passagem para os ônibus urbanos.  “Alguns também conseguem viajar gratuitamente em ônibus interestaduais, mas neste caso, além de ter mais do que 60 anos, têm de comprovar renda”, disse Profício.