Cidade começa a ter fiscalização nos Corredores de ônibus

Começa a valer a partir de amanhã a fiscalização dos corredores exclusivos de ônibus no trânsito de São José dos Campos. Os motoristas e taxistas que forem flagrados trafegando na faixas exclusivas, pagarão multa de R$ 85,13 e ganharão quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Por enquanto, segundo a Secretaria de Transportes, a fiscalização será feita apenas por agentes de trânsito, mas sem a presença deles a partir das 21h. A cidade conta atualmente com 80 agentes de trânsito. A Polícia Militar também poderá aplicar multas em casos de flagrantes, mas ela não será a prioridade do trabalho dos policiais nas ruas da cidade.

A nova regra aplicada pela prefeitura não contemplará com a fiscalização feita por radares fixos instalados ao longo dos corredores entre eles as avenidas Adhemar de Barros, José Longo e a rua Paraibuna. Segundo o secretário de Transportes, Wagner Balieiro, a secretaria prevê uma licitação para contratar cerca de 30 radares para a fiscalização eletrônica. O modelo dos equipamentos ainda está sendo estudado pela secretaria.

Os motoristas não serão multados por utilizar os corredores de ônibus para convergir à direita, estacionar nas vagas de comércios e de residências e para acessar as demais faixas da pista. O Ministério Público de São José vai se reunir com as secretarias de Transportes e de Assuntos Jurídicos no dia 15 de outubro para que sejam esclarecidos os critérios adotados na implantação dos corredores na cidade.