Campanha de vacinação contra sarampo e pólio é prorrogada

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, foi prorrogada por tempo indeterminado. Até agora, 68,78% das crianças foram vacinadas contra o sarampo e 79% contra pólio.

 

As doses estão disponíveis nas 41 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 3 USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 17h, até que a meta seja alcançada. Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação da criança.

 

Devem tomar a vacina contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, todas as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já a vacina contra o sarampo é indicada para crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

 

A meta estipulada pela Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite é imunizar 95% das crianças menores de cinco anos de idade.

 

Tríplice viral

 

As crianças que são alérgicas a leite de vaca não devem tomar a vacina com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). A recomendação foi feita pelo Ministério da Saúde, após serem notificadas reações adversas em algumas crianças que têm alergia a leite de vaca. Segundo o Ministério, foram registrados 28 casos, mas todas as crianças afetadas passam bem.

 

Em São José dos Campos, os pais estão sendo orientados quando chegam para a vacinação e, antes da aplicação da vacina, são questionados sobre qualquer tipo de alergia de que a criança seja portadora.

 

O Estado de São Paulo não tem registro de caso autóctone (com transmissão direta em território estadual) de sarampo, desde 2000. Neste ano, há o registro de sete casos importados da doença no Estado. No Brasil, somente até outubro, foram confirmados 514 casos, com concentração de incidência no Ceará.