Campanha de Combate ao Câncer de Pele será neste sábado
A Sociedade Brasileira de Dermatologia, com o apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos, realiza neste sábado (30), das 9h às 15h, um evento para marcar a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Os exames preventivos, gratuitos, serão realizados na sede do NAIS (Núcleo de Atenção Integral à Saúde), da Unimed, que cedeu o espaço localizado na Rua Teopombo de Vasconcelos 67, Vila Adyanna, ao lado da Tomovale.
Segundo a dermatologista Denise Pupo, estão no público alvo da ação pessoas que possuem manchas, sinais ou pintas que mudam com o tempo, feridas que não cicatrizam, lesões ásperas ou manchas escuras na pele. “O nosso objetivo é alertar as pessoas para os riscos da exposição excessiva ao sol e a importância de estar sempre atento a qualquer sinal da doença”, disse.
A médica explica que o câncer de pele tem grande incidência. “No entanto, se diagnosticado nos estágios iniciais, quando a doença atingiu apenas a camada mais superficial da pele, a remoção cirúrgica é fácil e a cura é possível”, disse.
Se, durante o exame, for encontrado algum sinal que possa sugerir algum risco, o paciente será encaminhado à rede municipal de saúde para remoção cirúrgica, biópsia e devido tratamento. Quem passar pelo exame também será orientado sobre as medidas de prevenção e receberá um material educativo sobre a doença.
Câncer de pele
Esse tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, define-se os diferentes tipos de câncer. Os não melanomas são os mais comuns. Já o melanoma é o tipo agressivo, mais raro e letal. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento.
É considerado do grupo de risco para câncer de pele quem:
– Tem casos de câncer de pele na família;
– Já teve queimadura solar;
– Tem sardas;
– Tem muitas pintas;
– Pele clara;
– Não consegue se bronzear;
– Está com uma feridinha há algum tempo, que não se cicatriza;
– Tem uma pinta que está mudando de cor e/ou está crescendo;
– Já teve câncer de pele;
– Tem mais de 65 anos.