Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Infraero, lideranças políticas, empresários e entidades ligadas ao setor aeronáutico de São José se reúnem amanhã para debater o futuro do aeroporto da cidade.
O encontro nos moldes de uma audiência pública será realizado das 14h30 às 17h30 no Auditório Mário Covas, localizado na Câmara.
A intenção é debater ideias e projetos para a ampliação do atual terminal, que opera além de sua capacidade e registra recorde de passageiros e voos.
O subsecretário da Secretaria de Aviação Civil, Roney Saggioro, representará o governo federal.
A secretaria, antes vinculada ao Ministério da Defesa, foi criada em março deste ano com status de ministério, com o objetivo de solucionar os problemas no setor aéreo e agilizar investimentos até a Copa do Mundo de 2014.
No início do ano que vem, a secretaria divulgará seu plano de investimentos para os aeroportos de todo o país. Atualmente, a pasta realiza um estudo considerando os terminais com maior potencial de crescimento até 2020. A verba destinada ao projeto de ampliação dos aeroportos é de R$ 7,5 bilhões.
A reunião de amanhã é aberta ao público. Também serão convidados representantes da Embraer e do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), que utilizam o aeroporto ao lado das companhias aéreas Azul e Trip.
Será a chance de apresentar à secretaria projetos como o assinado pelo chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Cleonilson Nicácio Silva, que prevê a construção de um novo complexo aeroportuário com acesso pela Rodovia dos Tamoios.
O projeto inclui construção de uma nova pista para pousos e decolagens, espaço para armazenamento de aeronaves e um centro de exposições.
Duas propostas são consideradas para investimentos no terminal de São José. A primeira é a implantação de um MOP (Módulo Operacional de Passageiros), uma espécie de container com estrutura preparada para abrigar passageiros. Já a segunda é a construção de um novo terminal, como previsto no projeto da Aeronáutica.
Será o segundo encontro entre lideranças políticas com a Secretaria de Aviação Civil.
Em setembro, o ministro-chefe da secretaria, Wagner Bittencourt, recebeu o deputado federal Carlinhos Almeida (PT) e os vereadores Vadinho Covas (PSDB) e Wagner Balieiro (PT) em Brasília.
Fonte: O Vale