Alunos da escola estadual José Vieira de Macedo, no Jardim Satélite, zona sul de São José dos Campos estão desenvolvendo um projeto de combate ao bullying no ambiente escolar.
O tema do trabalho é “Bullying, diga não! O respeito é bom e todos gostam”.
A ação, que começou em agosto, tem a iniciativa de 12 estudantes do ensino médio. O objetivo é combater a prática de bullying dentro e fora da escola.
Para disseminar o assunto, os alunos fazem palestras utilizando slides, dão exemplos de pessoas que sofreram bullying, interagem com a plateia por meio de perguntas e também usam o trecho “tem gente que machuca os outros, tem gente que não sabe amar”, da música “Mais Uma Vez”, de autoria de Renato Russo, como formas de sensibilizar o público.
Segundo a professora que coordena o projeto, Angela Maria de Souza, os próprios alunos tiveram a ideia, pesquisaram sobre o tema e explicam tudo durante as palestras, deixando a mensagem de cuidado e respeito ao próximo.
Durante o trabalho, os alunos também mostram situações em que o agressor nem sabe que está desrespeitando um colega.
O grupo, que já recebe convites para fazer palestras em outras escolas, perceberam que os casos de bullying diminuíram na José Vieira de Macedo.
O trabalho realizado pelos estudantes faz parte da parceria que a escola tem com o Instituto Unibanco, “Projeto Jovens de Futuro”.
Fonte: O Vale