A Prefeitura de São José encerra essa semana a sexta edição do programa ‘Escola Amiga do Trânsito’, que tem sido usado como modelo em capitais como Belo Horizonte (MG), Palmas (TO) e Campo Grande (MS). Cerca de 800 alunos devem participar do evento de encerramento no Parque Tecnológico, zona leste, na próxima sexta-feira. A campanha tem o objetivo de conscientizar pais e jovens sobre a importância do comportamento seguro.
A Secretaria de Transportes vai premiar com selos de ouro, prata ou bronze as 12 escolas que participaram do programa ao longo desse ano. Entre as unidades estão Elizabete Honorato, na zona leste e a escola Vera Lucia Carnevalli Barreto, zona norte (veja quadro abaixo).
As unidades foram avaliadas com base em palestras, jornais e teatros elaborados pelos alunos desde fevereiro com objetivo de multiplicar as informações sobre a segurança no trânsito. Também será considerado como critério de avaliação o envolvimento da comunidade escolar no projeto e o registro de acidentes nas proximidades das escolas.
Maria Aparecida Medina Martins, coordenadora do projeto, afirmou que os alunos também participaram de blitze educativas nas ruas e monitoraram a porta das escolas para identificar quais mudanças deveriam ser adotadas para aumentar a segurança viária.
“Essas escolas deverão continuar a trabalhar conosco no próximo ano porque trabalho de educação de trânsito é realizado sempre com perspectivas de médio a longo prazo”, afirmou.
Segundo ela, os alunos que participam do projeto são do 8º ano do ensino fundamental. “As escolas participantes foram indicadas pelas secretarias de Educação do Estado e da prefeitura”, disse. “Em algumas, a própria Secretaria de Transportes identificou que poderia ser realizado um trabalho para melhorar o fluxo externo da unidade”, afirmou Maria Aparecida.
O programa ‘Escola Amiga do Trânsito’, coordenado pelo NET (Núcleo de Educação para o Trânsito) da Secretaria de Transportes foi implantado há seis anos. De acordo com a prefeitura, o objetivo principal do trabalho é levar aos alunos de escolas, municipais, estaduais e particulares uma nova visão sobre trânsito.
Em 2010, o projeto foi inserido no Sistema Dinâmico de Melhoria Continua, que compõe a Estratégia de Proatividade de Parceria da organização internacional de segurança viária. A proposta do sistema é voltado para que as comunidades promovam a segurança no trânsito, visando a mudança de comportamento.
De acordo com a Secretaria de Transportes, São José dos Campos conta com outros dois Sistemas Dinâmicos: os projetos ‘Táxi Seguro’ e ‘Transporte Escolar Seguro’, onde os participantes recebem cursos, treinamentos e são avaliados quanto a envolvimento em acidentes e infrações.
SAIBA MAIS
O que
São José premia essa semana escolas do programa de educação no trânsito
Participantes
Escolas Mercedes Carnevalli Klein, João Leme, Rosa Tomita, Vera Lúcia Barreto, Ana Berling Macedo, Maria de Melo, Mariana Teixeira, Therezinha do Menino Jesus, Sonia Maria, Otacília Madureira, Sebastiana Cobra e Euclides Miragaia. Cerca de 800 alunos do 8º ano participam do projeto
Rua Mossoró tem sentido alterado
A Prefeitura de São José altera a partir de hoje o sentido de circulação da rua Mossoró, no Parque Industrial, na zona sul da cidade. O tráfego na via passará a ser no sentido da avenida Bacabal. A Secretaria de Transportes informou que o objetivo da mudança é trazer mais segurança aos motoristas e pedestres, além de melhorar a fluidez no trânsito.
O Vale