O Aeroporto de São José dos Campos bateu recorde histórico no número de passageiros transportados no ano. O movimento no acumulado de 2011, somente até setembro, já é o dobro do registrado em todo o ano passado foram 169.707 passageiros este ano, contra 83.048 nos 12 meses de 2010.
A Azul e a Trip, companhias aéreas que operam hoje no terminal, afirmam que têm interesse em ampliar rotas e horários, no entanto, novos projetos estão descartados enquanto não houver melhoria na atual estrutura. A polêmica sobre a ampliação do aeroporto se arrasta há anos.
Atualmente, dois projetos estão em estudo. O primeiro, iniciado em 2007, é uma parceria entre a prefeitura, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).
Dono da área do terminal, o DCTA informou, por meio da Divisão de Infraestrutura e Patrimônio, que aguarda projeto que teria ficado sob responsabilidade da prefeitura para avaliar a possibilidade da construção de um novo terminal, com entrada do outro lado da pista, pela rodovia dos Tamoios.
Pela proposta inicial, o novo terminal seria construído do lado oposto ao atual. Desta forma, seria possível dividir o atual fluxo de voos comerciais com os testes realizados pela Aeronáutica e pela Embraer, bem como facilitar o acesso ao aeroporto, hoje restrito à avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona leste da cidade. Por meio de nota, a prefeitura disse desconhecer tal compromisso.
“A prefeitura não realiza qualquer estudo sobre o Terminal Aeroportuário de São José dos Campos, nem assumiu esse tipo de compromisso, uma vez que o aeroporto pertence ao Comando da Aeronáutica e é operado pela Infraero, mediante contrato com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)”, diz a nota.
Alternativa. O segundo projeto é da Infraero, que aplicaria investimentos de R$ 16 milhões na implantação de um MOP (Módulo Operacional de Passageiros), uma espécie de contêiner com estrutura pré-montada para abrigar maior número de passageiros o atual terminal tem 864 metros quadrados.
Segundo a Infraero, a capacidade anual do terminal é de 90 mil passageiros, 79 mil a menos do que já foi transportado até setembro.
Por meio de nota, a empresa diz que há possibilidade de aumentar número de voos com a atual estrutura. “Fora desses horários de movimento mais intenso, o aeroporto dispõe de longos períodos diários de baixo movimento, que podem absorver um crescimento da demanda. Não obstante isso, estão sendo realizados estudos para futura ampliação, que poderá ocorrer por meio da construção de um módulo operacional, com projeto ainda a ser definido”, diz trecho da nota.
Ainda este mês, São José deve sediar reunião para discutir melhorias no terminal para o próximo ano. O encontro deve unir a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Infraero, lideranças políticas, Infraero, Embraer e outras entidades ligadas ao aeroporto. O deputado federal Carlinhos Almeida (PT), que é de São José e participou do primeiro encontro sobre o tema, realizado em Brasília, disse que há necessidade de ampliação do terminal.
O Vale