Abertura de novos processos de seleção para concursos

A prefeitura aposta na aprovação do novo Plano de Carreira dos Servidores Municipais na sessão de hoje para abrir um novo concurso público ainda este ano. De acordo com a Secretaria de Administração de São José, o edital do processo de seleção deverá ser lançado logo após a aprovação do projeto que estabelece novas regras para a concessão de aumentos salariais e promoções no funcionalismo.

O número de vagas e cargos ainda está em estudo. Ao todo, devem ser oferecidas vagas nos 18 “cargos largos” que serão criados pelo novo Plano de Carreira o projeto agrupa os 149 cargos atuais em 18. A meta do governo é que, a partir de abril do ano que vem, os novos servidores ingressem no serviço público já por meio do novo plano de carreira.

Desde agosto, quando o projeto do novo plano foi enviado à Câmara, o prefeito Eduardo Cury atrelou a abertura de concursos à sua aprovação. De acordo com o governo, o concurso é necessário para o preenchimento de vagas em vários cargos no organograma da administração.

A estimativa é que, até 2020, 30% dos atuais 8.600 servidores efetivos se aposentem. Mas, para a diretora do Sindicato dos Servidores, Zelita Ramos, a realização do concurso não deveria estar atrelada a aprovação do novo plano.“O concurso público da prefeitura de São José deve ser imediato, independem de plano novo ou velho”, afirmou.

“O Instituto de Previdência do Servidor Municipal já demonstrou que não irá aguentar atender as aposentadorias dos servidores. São necessários novos contribuintes.” Por meio do novo plano de carreira e da reestruturação das secretarias de Assuntos Jurídicos e Administração, o prefeito Eduardo Cury (PSDB) também pretende criar mais 14 cargos comissionados na prefeitura.

No plano de carreira está prevista a criação de sete cargos de assessor de imprensa comissionados. Já na reestruturação das secretárias poderão ser criados cargos de secretário adjunto para Assuntos Jurídicos e Administração, além de outros cinco cargos comissionados de chefia e direção.

Atualmente, a prefeitura mantém 297 funcionários comissionados. O governo não informou o impacto na nova folha de pagamento com os novos funcionários de confiança. Atualmente, o custo da folha da prefeitura é de R$ 36 milhões por mês.

O Vale