5.000 mil vagas para estágios na região do Vale

O Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) está disponibilizando 5.000 vagas de estágio em toda a região até fevereiro do ano que vem. No Estado são 40 mil vagas disponíveis. De olho nas oportunidades, muitos jovens já se preparam para encarar a maratona de entrevistas e concorrer a uma delas.

É o caso da Joseane Ribeiro Diniz, 21 anos, que está no 3º ano do curso de Relações Públicas da Unitau (Universidade de Taubaté). “Estou tentando uma vaga de estágio desde que entrei no curso, em 2009. Sempre procuro em sites de emprego e agências de RH da cidade. Minha área é muito disputada e oferece pouquíssimas vagas”, afirmou ela.

Preocupada em adquirir experiência e aperfeiçoar o currículo, ela se matriculou em um curso de inglês. “Era uma das exigências das empresas. Faço há um ano e meio, e estou tentando me aprimorar e adaptar a essas exigências”, disse.

A supervisora do Ciee de São José, Priscila Dalmas Higashi, disse que as carreiras que mais estão demandado candidatos são administração, ciências contábeis, economia e engenharias. Já as áreas que menos estão chamando os estudantes são nas áreas de saúde, turismo e comunicação. Segundo ela, não existe fórmula mágica para alcançar a vaga, mas algumas dicas sempre podem ajudar.

“O importante é o candidato falar a verdade nas informações que inclui no currículo, ter uma apresentação pessoal discreta e primar pelo cuidado com a linguagem utilizada na redação e na entrevista.” O estudante Delosmar Fernandes da Rocha Junior, 20 anos, do 3º ano do curso de engenharia ambiental e sanitária da Unitau, procura por um estágio há um ano.

Para ele, as vagas ainda são pouco divulgadas e, quando os estudantes ficam sabendo, os processos seletivos já passaram. “Além disso, em várias vagas as empresas já querem profissionais com experiência na área, o que é difícil pra quem ainda não teve a primeira oportunidade”, afirmou ele.

“Tenho preferência pelo ramo industrial, acho vasto e muito interessante. Tomara que dessa vez eu consiga alo pelo Ciee”, disse ele. De acordo com Priscila Dalmas, qualquer jovem a partir dos 16 anos pode ser contratado estagiário desde que esteja matriculado em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

O Vale