[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
A Faculdade de Engenharia Aeroespacial da Universidade Tecnológica (TU) de Delft, na Holanda, está planejamendo abrir uma unidade de pesquisas em São José dos Campos. Este e outros projetos foram mencionados no encontro realizado nessa segunda-feira (31) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SDECT), com participação de representantes da instituição holandesa, do ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) e da Embraer.
“Já temos um centro de pesquisas em Campinas e avaliamos a possibilidade de ter outro aqui, em São José dos Campos”, disse Hesther Bijl, diretora da faculdade, ressaltando que o principal objetivo da visita é fomentar com o ITA um acordo de cooperação para intensificar o intercâmbio de estudantes e professores, e realizar pesquisas conjuntas.
Com 15 mil estudantes e 4,7 mil funcionários, Faculdade de Engenharia Aeroespacial de Delft é uma das instituições tecnológicas de ensino mais conceituadas da Europa. Ela tem projetos em andamento com a Embraer, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Academia da Força Aérea. “Essa visita é uma grande oportunidade para fortalecer nossas relações – por exemplo, através de workshops – e talvez desenvolver novas parcerias”, destacou a diretora.
A comitiva holandesa conheceu o Parque Tecnológico e o CECOMPI e programou uma visita ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em sua próxima vinda à cidade, ainda neste semestre.