Untitled-1 Nossa Cidade
Publicado em 06/11/2015 às 14:30

Projeto no Sesc debate as intolerâncias da modernidade

10/11/2015 - 13/11/2015

De 10 a 13 de novembro, o Sesc São José dos Campos, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo,  convida  o público para refletir sobre o cenário sociopolítico do Brasil com o projeto Intolerâncias – coexistência em conflito. Os encontros trazem à tona reflexões importantes da modernidade, com as suas intolerâncias e fragilidades transmitidas na mídia, na religião, em dogmas, etnias, raças, classes, movimentos migratórios, e em discussões sobre gêneros e sexualidade.

Confira a programação:

  • Dia 10/11, terça, às 19h - Origens das intolerâncias. Apresentação do panorama histórico da violência no país. Com Paulo Werneck, jornalista, editor, tradutor de livros e curador da Flip em 2015.
  • Dia 11/11, quarta, às 14h - Raças e etnias. Fatos que envolvem intolerâncias raciais e étnicas, destacando o impacto da escravidão e dos conflitos indígenas na atualidade. Com Paulo Lins, poeta, romancista, roteirista de cinema e televisão, professor de língua portuguesa e brasileira da UFRJ, e Marcos Florindo, sociólogo e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
  • Dia 11/11, quarta, às 19h - A violência na mídia. O papel dos veículos de comunicação nos desdobramentos das intolerâncias ressaltando a espetacularização da violência e a responsabilidade das mídias nesse contexto. Com José Arbex Jr, jornalista, historiador, professor da PUC-SP, e Jairo Marques, jornalista da Folha de São Paulo e autor do blog Assim como você.
  • Dia 12/11, quinta, às 14h - Gêneros e sexualidades. Racismo, sexismo, homofobia, preconceito: os estreitos limites entre intolerâncias, diferenças e violências. A luta pela construção de subjetividades éticas e libertárias. Com Iara Beleli, historiadora, professora e coordenadora do Núcleo Pagu da Unicamp, e Luana Saturnino Tvardouskas, historiadora e professora convidada da Unicamp.
  • Dia 12/11, quinta, às 19h - Crenças e religiões. Pretensas verdades absolutas no Estado nacional laico e a abordagem do pentecostalismo e das intolerâncias religiosas nos dias de hoje. Com Reginaldo Prandi, sociólogo, escritor e professor sênior da USP, e Edin Sued Abumanssur, cientista social, professor do programa Ciência da Religião da PUC-SP.
  • Dia 13/11, sexta, às 19h - O futuro do humano diante das intolerâncias. A fragilidade dos afetos e dos contatos. Com Oswaldo Giacóia Jr, filósofo e professor da Unicamp.

As palestras acontecem no Auditório do Sesc. Inscrições gratuitas de 03/11, a partir das 13h, a 8/11, até às 18h, pelo endereço sescsp.org.br/intolerancias e presencialmente no Sesc São José dos Campos. A confirmação da inscrição se dará pela retirada do ingresso no dia da atividade, até 30 minutos antes das palestras, na Central de Atendimento do Sesc. Recomendação etária 16 anos.

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000 e no site sescsp.org.br/sjcampos